EDUCAÇÃO

UNIFA diploma novos mestres em Ciências Aeroespaciais

Ao total foram diplomados onze alunos, sendo dez militares e um civil
Publicada em: 08/12/2017 16:00
Imprimir
Fonte: UNIFA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

A Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizou a cerimônia de formatura do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) na última segunda-feira (04/12) no auditório da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) no Rio de Janeiro (RJ). O mestrado, modalidade profissional, está inserido no Sistema de Ensino da Aeronáutica e na Área de Avaliação Ciência Política e Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.

A cerimônia, que diplomou onze mestrandos, sendo dez militares e um civil das turmas 2015/2016, foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, bem como familiares e amigos.

O PPGCA objetiva capacitar pessoal, fomentar pesquisas e contribuir com a difusão dos assuntos de interesse da Segurança e Defesa Nacional relacionados com o Poder Aeroespacial Brasileiro. As pesquisas envolveram política contemporânea, estudos estratégicos, estudos de poder local, políticas públicas e políticas de cooperação internacional, entre situações de paz ou de conflitos armados.

"Este momento se revela como o coroamento de quase três anos, para alguns, de um tempo de transformação de nossas percepções sobre o poder aeroespacial. Esse olhar muito mais científico foi forjado ao longo do tempo por meio dos conteúdos ministrados pelos professores do Programa de Pós-Graduação da UNIFA e pelas pesquisas conduzidas com a orientação dos nossos orientadores que souberam muito bem apontar os caminhos, nos lançar os desafios, abrindo reflexões, e nos levando a descobrir novas possibilidades por meio da pesquisa científica", ressaltou o orador da turma, Coronel Aviador da Reserva Luiz Gustavo Schenk.