HOMENAGEM

FAB recebe homenagem pelo Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

Militares das três Forças comparecem à sessão solene na Assembleia Legislativa do RN
Publicada em: 16/11/2017 17:00
Imprimir
Fonte: Ala 10
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane dos Santos

A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, Deputado Ezequiel Ferreira A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) realizou, na última terça-feira (14/11), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. O evento contou com a presença de representantes da Guarnição de Aeronáutica de Natal e das demais Forças Armadas.

Proposta pelo presidente da casa, Deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), a solenidade celebrou o primeiro voo do 14 Bis, que ocorreu em 23 de outubro de 1906 no campo de Bagatelle, em Paris, e marcou o início da aviação no mundo. “Nos reunimos neste plenário para prestar nossas homenagens aos destemidos sucessores do aviador brasileiro Alberto Santos Dumont: os homens e mulheres que dedicam suas vidas à aviação brasileira – civil e militar – transportando, vigiando, protegendo, combatendo, cortando os céus deste imenso País, tornando a cada dia mais sólido o sonho de Ícaro, há muito ALRN presta homenagem ao Dia do Aviador e da FABsonhado pela espécie humana e transformado em realidade por ação de um compatriota, o senhor Alberto Santos Dumont”, destacou o Presidente da ALRN.

Para o Comandante da Guarnição da Aeronáutica no Estado, Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, o feito de Santos Dumont deve ser sempre lembrado e comemorado. “Nesse ano que completa 111 anos desde aquele voo, devemos registrar um passado repleto de glórias e um futuro muito promissor. A atual fase econômica do país não nos impede de manter o rumo para manter nossa força constitucional”, disse o Oficial-General.

O Brigadeiro Farcic destacou a receptividade do povo potiguar que há 75 anos abriga a Força Aérea. “Um estado com um clima privilegiado, que nos permite formar aviadores civis e militares de janeiro A Guarniçao de Aeronautica de Natal prestigiou o eventoa janeiro, sem interrupções, além das outras ações que a FAB já conseguiu executar em nosso estado desde sua criação. Seguimos na missão de controlar, defender e integrar um território imenso”, finalizou.

Centro tecnológico - Ressaltando a importância do trabalho realizado pelas Forças Armadas no Rio Grande do Norte, o Presidente da Assembleia citou a implantação do primeiro Centro Vocacional Tecnológico Espacial do Brasil, o CVT-Espacial. “A Agência Espacial Brasileira (AEB) tem o objetivo de incentivar estudantes a atuarem nas áreas espacial e de ciência e tecnologia, além de conscientizá-los da importância do Programa Espacial Brasileiro e dos seus benefícios para o País”, disse.

O centro é iniciativa da AEB, inserida no Programa de Apoio à Implantação e Modernização de Centros Vocacionais Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O CVT-Espacial foi desenvolvido em parceria com o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), com apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da FAB.

Fotos: ALRN Eduardo Maia e João Gilberto.