ENSAIO EM VOO

IPEV apresenta artigo científico no 48° simpósio nos Estados Unidos

Os trabalhos contribuem no desenvolvimento do Simulador de Ensaios em Voo
Publicada em: 23/11/2017 09:13
Imprimir
Fonte: IPEV
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

O Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em São José dos Campos (SP), participou do 48º Simpósio da Sociedade dos Engenheiros de Ensaios em Voo (SFTESociety of Flight Test Engineers), na cidade de Destin, Flórida, nos Estados Unidos, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.

Os Majores Engenheiros Bruno Giordano de Oliveira Silva e Alan Fonseca Uehara apresentaram, respectivamente, os trabalhos “Identification of Aerodynamic Model of a Turboprop Trainer for the IPEV Flight Test Simulator” e “Design, Development and Application of the IPEV Flight Test Simulator”.

O trabalho do Major Bruno Giordano visa à identificação do modelo aerodinâmico da aeronave A-29B, utilizando os métodos “Output Error” e “Equation Error” da identificação de sistemas. Para isso, foi realizada uma campanha de ensaios em voo, cujos resultados parciais foram apresentados no simpósio. "O modelo do A-29B será, posteriormente, integrado ao simulador de ensaios em voo, aumentando a potencialidade desta ferramenta na formação dos alunos do Curso de Ensaios em Voo e na preparação de campanhas de ensaios reais desta aeronave", ressaltou.

Já o trabalho do Major Alan consistiu na descrição dos aspectos mais relevantes do projeto, desenvolvimento e aplicações do Simulador de Ensaios em Voo. "A apresentação incluiu uma explicação das principais características e funcionalidades do simulador frente aos requisitos estabelecidos, como, por exemplo, modularidade e versatilidade da cabine de pilotagem e dos modelos de simulação. Além disso, uma discussão de como o simulador foi usado para aprimorar a instrução de algumas fases do Curso de Ensaios em Voo foi apresentada", explicou.

Esses trabalhos, conduzidos pela Divisão de Pesquisas e Desenvolvimento (EPD) do IPEV, contribuem no desenvolvimento do Simulador de Ensaios em Voo, permitindo o treinamento de técnicas de ensaio pelos pilotos e engenheiros do IPEV, a fim de proporcionar uma melhor preparação das campanhas de ensaio, o que, em última análise, propicia um aumento da eficiência e da segurança destas operações. Ainda, segundo os pesquisadores, o simulador consistirá de uma poderosa ferramenta na formação de futuros pilotos e engenheiros de prova, em que as técnicas de ensaio poderão ser treinadas exaustivamente na preparação dos voos reais.