OPERACIONAL

FAB emprega Hércules no combate ao incêndio na Chapada dos Veadeiros (GO)

Primeira decolagem aconteceu nesta terça-feira, 24, às 14h28 - Horário de Brasília
Publicada em: 24/10/2017 15:39
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cynthia Fernandes

Aeronave sendo preparada em AnápolisUma aeronave Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira transportando 12 mil litros de água decolou, nesta terça-feira (24/10), às 14h28, da Ala 2, em Anápolis (GO), para ajudar no combate ao incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, noroeste do Estado de Goiás. Cinco saídas estão previstas para quarta-feira (25).

Anápolis foi a cidade escolhida para servir como base de apoio da operação que vai ser realizada na área de proteção ambiental. Duas tripulações da aeronave e equipe de apoio, totalizando 26
militares, estão atuando na missão.

O C-130 conta com o sistema chamado MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System. O equipamento é composto por cinco tanques de água, dois tubos que se projetam pela porta tr
aseira do avião e pode levar até 12 mil litros de água.

Decolagem aconteceu às 14h28 - Horário de BrasíliaA cada saída, a aeronave gasta em média 60 minutos de deslocamento até o local de maior foco de incêndio na Chapada dos Veadeiros. São necessários, em média, 30 minutos para reabastecimento de água. A cada duas decolagens, é necessário fazer o abastecimento da aeronave também.

Para realizar corretamente a missão, o avião tem que sobrevoar a área do incêndio numa altitude de 150 pés (46 metros de altura) e acionar o equipamento. O lançamento, por meio de pressão, dura sete segundos e a própria inércia se encarrega de espalhar o líquido sobre o fogo numa linha de 500 metros. Após o lançamento, a aeronave volta para base, onde recebe um novo carregamento de água.

Um segundo C-130 Hércules ajudou no transporte de todo equipamento utilizado na operação. No carregamento continha compressor, piscinas, empilhadeira e fonte de força, além do material que dá suporte ao sistema
MAFFS.


De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo já consumiu 35 mil hectares dos 240 mil hectares da unidade, ou seja, quase 15%. O parque é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e está com a visitação suspensa.

Apoio

A FAB já prestou apoio a outros combates a incêndio no Brasil e exterior. Em novembro de 2015, um Hércules e um helicóptero H-34 Super Puma foram empregados num incêndio que ocorreu na Chapada Diamantina (BA). Em janeiro de 2017, também foi empregado um C-130 Hércules no combate ao incêndio no Chile. Na oportunidade, foram lançados mais de 500 mil litros de água na região de Bío-Bío, uma das mais afetadas.

Fotos: Sargento Clemente / Ala 2