HOMENAGEM

Unidades realizam cerimônias em todo o País para homenagear Dia do Aviador e da FAB

A data relembra o dia do voo do mais pesado que o ar, realizado por Santos Dumont, em Paris
Publicada em: 24/10/2017 18:15
Imprimir
Fonte: Ala 13, Ala 5, Ala 7, EEAR, Ala 11, BAFL, BABV
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

Eventos em homenagem ao Dia do Aviador e da FAB foram realizados por todo o PaísDiversas unidades realizaram, na última segunda-feira (23/10), cerimônia alusiva à homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). A data relembra o dia em que Santos Dumont realizou o primeiro voo de um instrumento mais pesado que o ar, o 14 BIS.

O fato histórico ocorreu em Bagatelle, Paris, no dia 23 de outubro de 1906. Santos Dumont decolou com seu 14 Bis e percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica marcante.

Nesse contexto, a data ficou marcada como o "Dia do Aviador", em homenagem a todos aqueles, civis ou militares, que cumprem suas atividades com perícia e responsabilidade, sempre engajados no desenvolvimento da nação brasileira.

No dia 23 de outubro também é celebrado o dia da Força Aérea Brasileira, instituição de presença nacional, que exibe em sua missão a competência de contribuir para o progresso do País ao manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa de nossa Pátria.

Confira como foi a cerimônia em algumas localidades:

A Ala 7 fica em Boa Vista (RR)Boa Vista (RR)

A cerimônia na Ala 7, em Boa Vista (RR), foi presidida pelo Coronel Aviador Eric Breviglieri, Comandante da Unidade, e contou com a presença de autoridades civis e militares do Estado de Roraima, além de convidados e familiares dos militares agraciados com a medalha militar.

Na oportunidade, foram entregues medalhas militares de ouro, prata e bronze, para recompensar os bons serviços dos 27 militares das organizações da Aeronáutica . Eles completaram 30, 20 ou 10 anos de serviço, respectivamente.

De acordo com o Tenente Aviador Marcos Vinícius Soares de Medeiros, o recebimento da medalha representa o reconhecimento pela dedicação e comprometimento apresentado ao longo desse período e uma motivação para continuar contribuindo com o engrandecimento da FAB. "É com muito orgulho que recebo essa condecoração, pois à minha lembrança vem uma década de muito esforço e estudo”, comentou.

Cerca de 40 militares foram agraciados com medalhas na Ala 2Anápolis (GO)

Na Ala 2, em Anápolis (GO), cerca de 40 militares da ativa foram agraciados com as medalhas de ouro, prata e bronze. Também foram entregues Menções de Destaque Operacional.

“Eu me sinto em uma posição muito privilegiada ao receber essa medalha de 30 anos, uma vez que são poucos que chegam a esse lugar. É o resultado dos bons serviços prestados à Força Aérea Brasileira”, comenta o Tenente Músico Wallame Chaves Barreto, um dos agraciados

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades militares e civis e foi presidida pelo Comandante Interino da Ala 2, Coronel Aviador Francisco Bento Antunes Neto.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da BAFLFlorianópolis (SC)

Na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da BAFL, Coronel Aviador Antonio Ferreira de Lima Júnior, e contou com a presença do Embaixador José Roberto de Almeida Pinto, do Major-Brigadeiro do Ar Adenir Siqueira Viana, do Major-Brigadeiro do Ar Atheneu Francisco Terra de Azambuja, além de autoridades das Forças Armadas, Auxiliares e Civis.

Durante a formatura, foi realizada a leitura da Ordem do Dia e o canto do Hino dos Aviadores.

Campo Grande (MS)
A solenidade foi presidida pelo Comandante Interino da Ala 5A solenidade militar, em Campo Grande (MS), foi presidida pelo Comandante Interino da Ala 5, Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, e contou ainda com a presença do antigo Comandante Militar do Oeste (CMO), General de Exército João Francisco Ferreira; do Chefe do Estado-Maior do CMO, General de Brigada José Carlos Braga de Avellar; do antigo Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Brigadeiro do Ar Máximo Ballatore Holland, e demais autoridades.

Durante a cerimônia, foram entregues medalhas por tempo de serviço a diversos militares da Guarnição, além de ter sido realizada a leitura da Ordem do Dia e o canto do Hino dos Aviadores. O encerramento do evento se deu com o desfile da tropa.

São Paulo (SP)

Estandartes durante o desfile em São PauloNa Ala 13, em Guarulhos (SP), a cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, e contou com a participação de diversas autoridades militares e civis. Na ocasião, foi realizada a imposição da Comenda Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). "Sinto-me muito honrado e dignificado em receber esta Comenda, principalmente no Dia da Força Aérea e do Aviador. Esta é uma homenagem significativa às Forças Policiais de São Paulo e à parceria que temos com a FAB", declarou o Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Dr. Mágino Alves Barbosa Filho.

O Chefe do Estado-Maior do COMGAP, Major-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, um dos homenageados, parabenizou a FAB e os Aviadores. "A Ordem do Mérito Aeronáutico é a homenagem de maior importância que a Força Aérea fornece àqueles que cooperam de uma maneira ou de outra no cumprimento da missão. Receber a OMA, para militar ou civil, é uma grande honra, pois representa o reconhecimento aos serviços prestados e dedicação à FAB, tornando-se mais significativo ainda por ser no dia 23 de outubro, data tão importante para quem acredita e ama a Força Aérea", ressaltou.

Os medalhistas olímpicos, Sargento Arthur Nory Oyakawa Mariano e Sargento Arthur Nabarrete Zanetti, também foram agraciados com a OMA e fizeram questão de expressar sua gratidão. "Para nós é uma honra receber essa Comenda. Quando vestimos a camisa do Brasil, além de representar o país, representamos a FAB! Parabéns à Força Aérea Brasileira e aos Aviadores pelo seu dia!", destacaram.

Banda de Música da Ala 13 realizou dois concertos em São PauloConcerto em São Paulo (SP)

Ainda na capital paulista, a Banda de Música da Ala 13 participou nos dias 17 e 19 de outubro, de dois concertos em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador. Com repertório variado e plateia cheia, a banda se apresentou no Teatro Sérgio Cardoso e no Círculo Militar de São Paulo.

No Círculo Militar, foi concedida uma especial homenagem ao fundador da Embraer, Coronel Engenheiro da Reserva Ozires Silva, agraciado com a Medalha de Comendador da SOMAERO (Sociedade dos Melhores Amigos da Aeronáutica). "Fiquei surpreso com tudo isso! Sinceramente, acho que não mereço tanto. Deixo aqui meu reconhecimento à Força Aérea por me permitir chegar onde cheguei.Tenho dívidas enormes com a FAB, não tenho como pagar. O Mês da Asa é um momento para refletirmos sobre o quanto a Força Aérea tem feito pelo país", declarou o homenageado.

O Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, esteve presente à homenagem. "Essa foi uma iniciativa maravilhosa do Círculo Militar em homenagear a Força Aérea e o Ministro Ozires Silva, uma figura ímpar na história do Brasil!", declarou.

A Banda de Música da Ala 8 esteve presente no localManaus (AM)

Cerca de mil alunos do Colégio Militar de Manaus (CMM) prestaram homenagem à Aeronáutica pelo Dia do Aviador e pelo Dia da Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia militar foi realizada na última quinta-feira (19/10), na própria escola, e reuniu professores, alunos e militares das três Forças Armadas.

“Nós temos o privilégio de contar, em nosso Batalhão Escolar, com integrantes oriundos da Força Aérea, dependentes de militares e também temos a honra de contar com o apoio irrestrito de profissionais militares, oficiais e praças, da Força Aérea Brasileira que realizam um excelente trabalho em prol da educação de nossos alunos. Portanto, nada mais justo do que nós prestarmos essa homenagem e, ao mesmo tempo, agradecermos pelo excepcional apoio que tem prestado ao nosso Colégio Militar de Manaus”, disse o Comandante e Diretor de Ensino do CMM, Coronel Mario Anselmo Marszalek.

A Banda de Música da Ala 8 esteve presente no local e foi responsável pelas canções que cadenciaram a formatura. Os militares da Aeronáutica tocaram seus instrumentos ao lado dos alunos da Banda de Música do CMM, formando uma grande tropa musical híbrida. "Quando vemos instrutores, professores, oficiais e graduados das três Forças atuando em prol da educação de nossa juventude de forma integrada, quando vemos a nossa banda de música mesclada aos nossos alunos também instrumentistas, a nossa emoção transcende as palavras que digo neste momento”, destacou o Comandante da Ala 8, Major-Brigadeiro do Ar Waldeísio Ferreira Campos.

A solenidade na Ala 11 foi presidida pelo Diretor-Geral do DECEARio de Janeiro

A solenidade na Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ), foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, e contou com a presença de Oficiais-Generais da Marinha, Exército e Aeronáutica.

A Ordem do Mérito Aeronáutico foi concedida a 92 civis e militares. “A OMA é a mais importante condecoração da FAB, pois está associada à nossa data máxima, o dia em que Santos Dumont fez o primeiro voo da história. Receber essa medalha, no Dia do Aviador, comandando uma Ala, sem dúvida, é o ponto máximo de minha carreira. Fico muito feliz e orgulhoso”, disse o Coronel Aviador Carlos Roberto Ronconi Junior, Comandante da Ala 12, condecorado com a OMA no grau Cavaleiro.

Condecorado com a OMA no grau Comendador, o Contra-Almirante Roberto Rossatto se sentiu honrado com a homenagem. “É uma grande honra receber essa condecoração da minha Força coirmã, principalmente agora que estou trabalhando no Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, em apoio ao Plano Nacional de Segurança Pública”, afirmou.

A EEAR fica em Guaratinguetá (SP)Guaratinguetá (SP)

A cerimônia na escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), contou com a presença de autoridades civis e militares do município e região, além dos militares do efetivo e alunos da Escola, que compuseram a tropa durante o evento.

O Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Júnior, homenageou os quatro militares do efetivo (Coronel Luís de Carvalho Moreira, Suboficial Antonio Aparecido da Silva, Suboficial Edivaldo Felicio Marteleto e Suboficial Oscar Rodrigues Ferreira) que foram agraciados, pela manhã, com a Ordem do Mérito Aeronáutico, em uma cerimônia realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

Durante a formatura ocorreu também uma apresentação do grupo de Ordem Unida “Elite Especialista”, formado por alunos da EEAR.