INDÚSTRIA AERONÁUTICA

FAB celebra hoje (17/10) o Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira

A data comemora o voo inaugural do Muniz M-7, em 1935
Publicada em: 17/10/2017 13:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra, nesta terça-feira (17/10), o Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira. A data comemora o voo inaugural do Muniz M-7, em 1935. Projetado em 1934, o monomotor utilizado para treinamento de pilotos era capaz de fazer acrobacias, tinha dois assentos e foi o primeiro modelo de avião a ser fabricado em série no Brasil.

O avanço das tecnologias no setor aéreo tem trazido desenvolvimento para a Indústria Aeronáutica do nosso País e para a Força Aérea Brasileira. Atualmente, o caça Gripen NG e a aeronave militar multimissão KC-390 fazem parte do projeto de reaparelhamento e, de acordo com o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, contribuem para elevar a capacidade operacional da FAB em suas ações de controlar, defender e integrar o Brasil.

“No caso das aeronaves citadas, o KC-390 será a espinha dorsal da nossa Aviação de Transporte e terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania. Essa aquisição, aliada à do Gripen NG, aprimora nossas capacidades operacionais e fortalece os alicerces necessários para a garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro”, afirma o Comandante.

Nesse contexto, começou hoje (17/8), em São Paulo (SP), o II Encontro Internacional sobre Financiamento a Projetos de Defesa, realizado pela Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF) - unidade da Força Aérea Brasileira. O evento reúne instituições governamentais e entidades do setor privado e acadêmico para debater formas de financiamento a projetos de defesa. Confira aqui a programação do evento.

Confira, nas revistas abaixo, como a fabricação do KC-390 e do Gripen NG contribuem para o desenvolvimento da indústria brasileira.