TECNOLOGIA

Campanha de testes do KC-390 emprega pela primeira vez Óculos de Visão Noturna

Equipamento tem a capacidade de aumentar em até 50 mil vezes a percepção de luminosidade do ambiente
Publicada em: 22/09/2017 13:44
Imprimir
Fonte: Ala 5, por Tenente Camila Barbieri
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Emília Maria

A campanha de testes de um dos protótipos da aeronave multimissão KC-390, que está sendo realizada na Ala 5, localizada em Campo Grande (MS), tem uma característica inédita que é o emprego do Óculos de Visão Noturna (Night Vision Goggles – NVG).

Os Óculos de Visão Noturna têm a capacidade de aumentar em até 50 mil vezes a percepção de luminosidade do ambiente, o que significa que qualquer ponto de luz se torna extremamente sensível aos olhos de quem está operando com os NVGs. Sendo assim, a aeronave foi concebida para que as luzes, tanto internas quanto externas ao KC-390, sejam compatíveis para a realização de voos noturnos.

"Nestes testes verifica-se se há alguma luz da aeronave que possa dificultar o uso do Óculos de Visão Noturna. Isso tanto pelos pilotos quanto pelos demais tripulantes que o empregam, além de analisar também a luminosidade interna, para que os paraquedistas consigam se localizar dentro da aeronave, a fim de realizar o salto noturno”, explica a Engenheira da Embraer, Patrícia Boher, responsável pelos ensaios em voo.

Testes

Nesta fase de testes da campanha do KC-390, que se iniciou no dia 16 e vai até sábado (23/09), estão sendo realizados lançamentos de paraquedistas para averiguar as condições necessárias, a fim de obter a certificação da aeronave. Para isso, a missão conta com o apoio em conjunto da Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro; do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) da Força Aérea Brasileira; e do Batalhão Tonelero e Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil.