PALESTRA

Cerca de 500 alunos da EPCAR assistem à palestra sobre Comunicação na FAB

Objetivo é apresentar os canais oficiais de comunicação da instituição e combater a desinformação
Publicada em: 21/09/2017 14:10
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), escola de Ensino Médio da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Barbacena (MG), recebeu o Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), Brigadeiro do Ar Antonio Ramirez Lorenzo, para a palestra "Comunicação Social na Força Aérea Brasileira". Cerca de 500 alunos assistiram à apresentação, na noite dessa quarta-feira (20/09), que buscou desmistificar as ações de comunicação da FAB, combater a desinformação e incentivar a transmissão de conteúdos de forma mais responsável.

Durante a palestra, o Brigadeiro Lorenzo destacou a importância dos alunos como elos de comunicação na FAB e ressaltou que as mídias sociais podem ser aliadas ou vilãs na transmissão de conteúdo. “Antigamente existia a ideia de que se levava 20 anos para construir a reputação de uma instituição e cinco minutos para destruí-la, mas hoje, em cinco minutos, é possível construir, destruir, reconstruir e destruir novamente. Tudo acontece muito rápido”, afirmou. Na ocasião, os alunos puderam conhecer as ações da FAB no universo das redes sociais, como Twitter, Facebook, Flickr, Instagram e Youtube. “Muita coisa boa acontece na Força Aérea e nós procuramos levar isto a população por meio deste universo que é muito dinâmico”, relatou.

O líder do corpo de alunos, Aluno Henrique Felipetto Silva, ressalta um dos pontos tratados na palestra. “Conforme o Oficial-General disse, a reprodução de informações, principalmente em se tratando da Força Aérea, é muito delicada. A cada conteúdo que a gente recebe é preciso ter a confiança do que é verdadeiro antes de retransmitir porque a gente pode repassar adiante fofocas e falácias que podem criar uma crise de imagem na FAB”, disse.

A audiência do encontro foi composta por alunos e alunas. Este ano a EPCAR realizou pela primeira vez processo seletivo para ingresso de mulheres. A aluna Isabela Almeida Bernardes destaca a importância desta conquista. “Foi um grande presente. É uma sensação magnífica estar aqui representando as mulheres e a população brasileira. Sinto um orgulho fora do normal”, afirmou. Isabela também comentou sobre a palestra. “As redes sociais são canais de aproximação da instituição com a população. É uma forma de se manter informado com tudo o que está acontecendo dentro da Força Aérea. A população brasileira deposita muita confiança em nós e precisamos fazer jus a isto”, especificou.

Ao final, o palestrante recebeu o agradecimento do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura. Na manhã desta quinta-feira (21/09), cerca de mil profissionais do efetivo da Escola também assistiram à palestra do Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

Veja como foi a palestra no vídeo abaixo: