MEMÓRIA

MUSAL participa da 11ª Primavera de Museus

Evento busca reflexão sobre a história dos próprios museus
Publicada em: 22/09/2017 14:21
Imprimir
Fonte: MUSAL
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

Já imaginou em poder entrar num avião de caça supersônico ou naquela aeronave de combate que operou durante a Segunda Guerra Mundial? O programa, para toda a família, é para aqueles que visitarem o Museu Aeroespacial (MUSAL), localizado no Rio de Janeiro (RJ), até domingo (24/09). A atividade faz parte da 11ª edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Durante o período, os visitantes poderão conferir uma programação diferente a cada dia, destacando a visitação interna às aeronaves de caça, que marcaram a história da Força Aérea Brasileira (FAB), como: F-5, AMX, Mirage, Thunderbolt P-47, T-33 e Xavante AT-26. No fim de semana, acontecerão também sessões dos filmes “O dirigível Zeppelin no Campo dos Afonsos” e “O Ensino da Aviação na Escola de Aeronáutica”.

Neste ano, o tema escolhido do evento foi “Museus e suas memórias” com o objetivo de olhar para dentro e refletir, juntamente com todos que participam e participaram das instituições, sobre os processos e resultados de sua própria constituição e produção. Em paralelo a essa proposta, o MUSAL realiza o projeto denominado “Pioneiros”, um trabalho de pesquisa e preservação da história oral daqueles que participaram da fundação da organização. “Estamos em um espaço que é institucional e que passa a nossa história. Daqui a alguns anos, as nossas memórias enquanto museu também serão contadas, por isso é importante refletir sobre o nosso trabalho e nosso papel na sociedade, que configura também uma memória coletiva da comunidade do entorno”, ressaltou o Suboficial Jefferson Machado.

A Sargento Amanda Fabre, integrante da Seção de Recursos Educativos, que atua há um ano na mediação de grupos de visitantes, destacou a importância da ação para que fossem compartilhadas com os mais novos as memórias do MUSAL. “Achei muito interessante, descobri muitas coisas que não sabia e que vou usar nas mediações. Por mais que a gente estude a história e trabalhe na área, sempre tem algo a aprender com os mais antigos”, afirmou.

Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece sempre no início da estação. A cada ano, é lançado um tema diferente para nortear as atividades dos museus, visando a intensificar as relações das instituições com a sociedade e aumentar o público visitante.

Para o diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar Luiz Carlos Lebeis Pires Filho, a participação no evento agrega valor cultural ao museu e retorna à sociedade a importância de valorizar as Forças Armadas e sua história. “É uma grande oportunidade para o visitante e também para o MUSAL, que poderá fomentar a sua visitação. Tenho certeza de que muitos aproveitarão o momento para conhecer nossos aviões mais de perto, inclusive por dentro, e desfrutar de um ambiente agradável e familiar”, enfatizou o Brigadeiro Lebeis.

Programação

Visitação de aeronaves - de terça-feira a domingo (das 9h às 16h): Northrop F-5; AMX; Mirage F-2000C; Fouga Magister; Thunderbolt P-47; Lockheed T-33A; Xavante AT-26.

Sessão de filmes - sábado e domingo (às 10h e às 14h): O dirigível Zeppelin no Campo dos Afonsos; o Ensino da Aviação na Escola de Aeronáutica.

O MUSAL está aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 16h, e fica localizado na Avenida Marechal Fontenelle, nº 2000, no Campos dos Afonsos. A entrada é franca e há estacionamento disponível para visitantes.