ESPORTE

Comissão de Desportos da Aeronáutica sedia Estágio Internacional de Atletismo

O Estágio reúne mais de 100 treinadores de todo o Brasil
Publicada em: 20/09/2017 14:55
Imprimir
Fonte: CDA, por Tenente Mateus
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

A Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada no Rio de Janeiro (RJ), sedia, até sexta-feira (22/09), o Estágio Internacional de Atletismo. O evento faz parte do Curso de Esporte de Alto Rendimento da Academia Brasileira de Treinadores (ABT).

A cerimônia de abertura, realizada segunda-feira (18/09), contou com a presença do General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira, Diretor do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB); do Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, Presidente da CDA; do Coronel de Infantaria Pedro Celso Gagliardi, Vice-Presidente da CDA; além de autoridades do esporte (nacional e internacional), treinadores e atletas.

Promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Estágio reúne mais de 100 treinadores de todo o Brasil e está sendo realizado nas instalações do Centro Olímpico de Treinamento da Aeronáutica no Campo dos Afonsos.

“Nós dedicamos atenção especial para ministrar esses estágios, trazemos personalidades internacionais que têm, em seu currículo, muitas medalhas e títulos”, ressaltou o General Augusto Heleno Ribeiro Pereira.

O Estágio conta com quatro importantes nomes do atletismo internacional, que atuarão como professores do Estágio Internacional da ABT. São eles: Dwight Phillips (saltos horizontais), Ralph Mouchbahani (provas de velocidade), Peter Thompson (meio fundo e fundo) e Gary Aldrich (lançamentos e arremesso).

Em quatro anos, mais de 50 treinadores internacionais ministraram aulas aos alunos da ABT. Juntos, eles contabilizam 53 medalhas olímpicas, sendo 30 de ouro, 14 de prata e 9 de bronze, além de mais de 100 medalhas em campeonatos mundiais.

ABT

A ABT tem como objetivo complementar a formação profissional de treinadores para o alto rendimento, contribuindo para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico brasileiro. Desde o seu início, há quatro anos, a ABT já capacitou mais de 300 alunos, treinadores de todo o país, divididos em nove modalidades olímpicas: Atletismo, Canoagem, Ciclismo, Ginástica Artística, Judô, Lutas, Natação, Remo e Taekwondo. Desse número, 68 estiveram envolvidos nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O Estágio Internacional é uma prática pedagógica profissionalizante que possibilita um aprendizado de alto nível técnico aos alunos-treinadores. O programa é um dos pontos altos da ABT, ao possibilitar a imersão na prática da modalidade e o convívio com treinadores de nível internacional.