CERIMÔNIA

Novo diretor assume Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica

Solenidade de assunção do cargo ocorreu no dia 13 de setembro
Publicada em: 14/09/2017 14:04
Imprimir
Fonte: INCAER
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Timponi

Mesa de HonraNovo Diretor tomou posse no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), em solenidade realizada na quarta-feira (13), no Rio de Janeiro (RJ). Após três anos à frente do Instituto, o Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann deu por encerrado seu ciclo de mais de 49 anos de serviços prestados à FAB, entregando o cargo de Diretor ao Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho.

A mesa de honra da cerimônia militar contou com a presença de autoridades como o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, o ex-Ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Mauro José Miranda Gandra, o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, e o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, além dos diretores substituído e substituto do INCAER. Chegada de Autoridades

Estiveram presentes ao evento autoridades civis e militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica e o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Divisão Riyuzo Ikeda. Também prestigiaram a passagem de direção membros do Conselho Superior, formado por profissionais de diversas áreas, que contribuem para a preservação da Cultura e Memória da Aviação Brasileira, além de possuírem comprovada capacidade intelectual e reconhecido valor na comunidade aeronáutica nacional.

Autoridades presentes à cerimônia de posseEm suas palavras de despedida, o Tenente-Brigadeiro Pohlman, após fazer um balanço das atividades realizadas, destacou a importância do INCAER, quanto à atual fase de modernização por que passa a Força Aérea. “Nesses três anos buscamos dar continuidade aos trabalhos que nossos antecessores tão bem delinearam, focados nos objetivos do INCAER. A roda está quase sem nenhuma aresta, caro amigo Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho. Boa sorte!”, disse em discurso.

Criado em 27 de junho de 1986, o INCAER tem a finalidade de pesquisar, desenvolver, divulgar, preservar, controlar e estimular as atividades referentes à memória e à cultura da aeronáutica brasileira. O INCAER firma-se na FAB, cada vez mais, como importante fonte de consulta e de conservação da memória e dos feitos de nossos antecessores.

 Fotos: Paulo Henrique Navarro