PARCERIA

Alunos do PROFESP em Pirassununga (SP) vão contar com apoio do SESI

Objetivo é garantir atividades esportivas e sociais que visam garantir um futuro melhor para crianças
Publicada em: 15/09/2017 10:40
Imprimir
Fonte: AFA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes

A Academia da Força Aérea (AFA) e o Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo (SESI-SP) assinaram, no dia 02/09, em Pirassununga-SP, um acordo de cooperação que marcou um importante passo para o Programa Forças no Esporte (PROFESP).

A parceria tem a participação do Programa Atleta do Futuro (PAF), desenvolvido pelo SESI-SP, com o objetivo de promover a formação e a cultura esportiva. Atualmente o programa atende mais de 100 mil jovens no Estado de São Paulo através de convênios de cooperação com prefeituras e outras entidades.

O PROFESP é uma iniciativa do Ministério da Defesa em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social, além de contar com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Presente na AFA e em quase uma centena de municípios por todo o país, o programa oferece atividades esportivas, educacionais, de lazer e complementares a crianças e a adolescentes de 6 a 18 anos, em especial aos que
estão em situação de vulnerabilidade social. “O envolvimento dos nossos militares e a crença de que podemos fazer algo de bom pelas nossas crianças reforçam a vocação da AFA em investir no futuro”, afirma o Brigadeiro do Ar Mário Augusto Baccarin.

A infraestrutura esportiva da AFA é utilizada nas atividades oferecidas pelo PROFESP à crianças e adolescentes, e o PAF vai funcionar como um facilitador para os monitores e professores envolvidos. “O objetivo é expandir o atendimento além das nossas escolas, oferecendo metodologia de ensino, capacitação e acompanhamento dos professores envolvidos”, lembra Paulo Skaf, presidente do SESI-SP, que esteve presente na assinatura do acordo de cooperação.

O PROFESP na AFA

Somente na AFA são atendidos 214 jovens de 12 a 16 anos, oriundos de escolas, projetos sociais e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pirassununga-SP. Além das modalidades esportivas oferecidas como, futebol, karatê, atletismo, vôlei e tênis; as atividades complementares de caráter social garantem que as crianças tenham um futuro melhor. “A AFA está de portas abertas para essa parceria na qual todos saem ganhando, em especial as nossas crianças”, conclui o Brigadeiro Baccarin.

 

PROFESP no Rio de Janeiro promove visita à Bienal

Os alunos do Núcleo do Grupo de Apoio do Rio de Janeiro (GAP-RJ) do Programa Forças no Esporte realizaram uma visita, no mês de setembro, à XVIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, um dos maiores eventos literários do país.

Com o intuito de familiarizar os alunos com o mundo literário e diminuir a distância que os separa da leitura, a visita contou com o apoio de oficiais e graduados voluntários, pertencentes ao efetivo do GAP-RJ. O objetivo é favorecer o acesso à informação, possibilitar o desenvolvimento da imaginação e da criatividade e enriquecer o vocabulário. As crianças foram estimuladas a ter contato com os livros, puderam interagir com diferentes estilos literários e escritores famosos. Além disso, também participaram de atividades recreativas que promovem a leitura, além de debates e encontros com autores.

Saiba mais sobre o PROFESP no vídeo do Ministério da Defesa.