ACAMPAMENTO

Cadetes recebem instruções teóricas e práticas durante atividade de campanha

Foram ministradas instruções como segurança de acampamento, bivaque e navegação terrestre
Publicada em: 05/09/2017 15:38
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Vanessa Ortolan
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

A alvorada dos cadetes do 1º Esquadrão foi mais cedo no dia 22 de agosto. Em vez da tradicional corneta às 6 horas; o acionamento foi realizado com bombas e apitos, às 4 horas da manhã. O descolamento até a Divisão de Ensino foi substituído por uma marcha de 12 km até a área de exercícios da Academia da Força Aérea (AFA).

Ao longo dos cinco dias seguintes cadetes de aviação, infantaria e intendência do Esquadrão Chronos realizaram a sua primeira Atividade de Campanha na AFA. Os 189 jovens receberam instruções teóricas e práticas, preparando-os para o combate. “O objetivo desse exercício é apresentar os conhecimentos necessários para todos os militares. Os cadetes aprendem técnicas de progressão no terreno de forma individual, para aplicarem estes conhecimentos em equipe no 3º ano”, conta o Major de Infantaria Marcelo Ferreira dos Santos, coordenador do exercício.

Foram ministradas instruções como segurança de acampamento, bivaque (montagem e utilização de rede de selva), transposição de curso d’água, navegação terrestre, orientação, minas e armadilhas, camuflagem, pista de combate, de cordas, entre outras. “É uma semana com uma intensa carga de exercícios, com muitas instruções, mas também uma oportunidade de termos contato com atividades práticas e vermos nossa superação pessoal”, analisa o Cadete de Infantaria João Pedro Fernandes Conter Pinheiro.

Auxiliando os oficias nas instruções estão os Cadetes de Infantaria do 4º esquadrão. “Esta é uma oportunidade que os cadetes possuem para familiarizar-se com a condução de uma Atividade de Campanha, tendo em vista que no próximo ano eles serão responsáveis pela formação dos recrutas em várias unidades pelo Brasil”, conclui o coordenador.