PROFESP

Sargentos criam Manual do Engrenadinho para crianças do Projeto Forças no Esporte

Iniciativa dos Graduados é aplicada na Escola de Especialistas de Aeronáutica
Publicada em: 18/08/2017 16:18
Imprimir
Fonte: EEAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

O Manual do Engrenadinho é direcionado para as crianças do PROFESP A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) conta, desde 2014, com o Projeto Segundo Tempo - Forças no Esporte (PROFESP), atendendo 500 crianças de 9 a 12 anos das escolas municipais de Guaratinguetá. Neste mês, com o objetivo de estimular o aprendizado dos costumes militares de forma lúdica para as crianças, foi criado o “Manual do Engrenadinho”, uma revista ilustrada, idealizada pelos Sargentos Jediael Pereira da Silva e Everton de Oliveira Castro, ambos da Banda de Música da EEAR; e pelo Sargento Tarcísio Mendonça de Carvalho, da Prefeitura de Aeronáutica de Guaratinguetá (PAGW); todos participantes do Projeto Segundo Tempo.

Os idealizadores perceberam algumas curiosidades e dúvidas das crianças durante o desenrolar do projeto e foi isso que os motivou a desenvolver um material informativo e dinâmico, de acordo com o público que está interagindo. “Foi de tanto pensar na necessidade de padronizar os procedimentos de apresentação da tO tema do primeiro volume é Ordem Unidaurma e enfatizar alguns valores para formar um bom cidadão que, em uma noite do início do mês, sonhei com essa revistinha, comentei com minha esposa e, no dia seguinte, mostrei a ideia para o Sargento O. Castro e fizemos um esboço. Convidamos para fazer a ilustração o Sargento Tarcísio, que é desenhista, que aceitou de imediato, e assim nasceu o Manual do Engrenadinho”, comentou o Sargento Jediael.

O primeiro volume trata especificamente da Ordem Unida, ou seja, dos comandos militares utilizados pelas tropas, seja quem comanda ou quem é comandado, pois os alunos têm essa vivência diária no projeto como militares honorários. O Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Junior, Comandante da EEAR, aprovou o material e achou interessante a escolha do tema para o primeiro de diversos volumes, cada um tratando de assuntos ligados a valores pessoais e rotinas militares, os quais são reforçados no dia a dia do Projeto.

Manual do Engrenadinho - PROFESPO Manual do Engrenadinho foi entregue em 10 de agosto para as crianças do PROFESP, que ficaram muito animadas com a publicação e ansiosas pelos próximos volumes. “Achei o Manual do Engrenadinho muito bacana e legal, me ajudou muito a fazer as coisas, a acertar o jeito de fazer os movimentos: o sentido, o ombro arma e principalmente a continência”, comentou a aluna Eloá Machado de Assis dos Santos, de nove anos, da Escola Municipal José Augusto Antunes do Amaral.

Conheça o Manual do Engrenadinho: