SANTOS-DUMONT

Organizações da FAB por todo o País comemoram aniversário do Pai da Aviação

Saiba como foram as cerimônias alusivas ao 144º aniversário de Santos-Dumont por todo o Brasil
Publicada em: 21/07/2017 18:15
Imprimir
Fonte: Elos de Comunicação do SISCOMSAE
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Aline Fuzisaki

Cerimônia no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)O 144º aniversário do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont foi comemorado nessa quinta-feira (20/07) em diversas unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) em todo o País. A solenidade em homenagem ao Patrono da Aeronáutica e Pai da Aviação aconteceu em 23 cidades do Brasil e também em 24 países. Na ocasião, 663 militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras, além de autoridades e personalidades civis, foram agraciados com a medalha Mérito Santos-Dumont. A condecoração foi criada em 1956, durante as comemorações do cinquentenário do voo do 14-Bis, e é oferecida como um reconhecimento àqueles que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica Brasileira. Confira como foram as comemorações em algumas organizações da FAB.

No Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a solenidade foi presidida pelo Diretor, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, e reuniu autoridades das Forças Armadas e Auxiliares, além de representantes dos poderes executivo e legislativo dos municípios de Alcântara e São Luís, no Maranhão. Além do efetivo militar do CLA, participaram da cerimônia os efetivos militares do Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e do Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-SL). “Eu, como policial militar, me sinto extremamente lisonjeado por essa homenagem porque é uma condecoração de uma instituição de altíssima credibilidade, que é a Força Aérea Brasileira. Em nome da Polícia Militar do Estado do Maranhão, eu divido essa condecoração com toda a minha tropa, o Alto-Comando da instituição, oficiais e praças. Agradeço também ao Alto-Comando da Aeronáutica por essa indicação”, afirmou o Coronel José Federico Gomes Pereira, Comandante da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), um dos agraciados.

Imposição de medalha na Ala 2, em AnápolisNa Ala 2, em Anápolis (GO), foram entregues dez medalhas Mérito Santos-Dumont aos oficiais e graduados da Guarnição. A cerimônia contou com diversas autoridades civis e militares da região e foi presidida pelo Comandante Interino da Unidade, Coronel Aviador Francisco Bento Antunes Neto. “Ao homenagear este grande inventor Brasileiro, a Força Aérea incentiva o seu efetivo e toda a nação a adotar uma postura de coragem, de inovação e da busca pelos seus ideais”, destacou o Coronel em seu discurso.

Em Campo Grande (MS), na Ala 5, dez militares foram homenageados na solenidade, que foi presidida pelo Comandante Interino Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça e contou com a presença de autoridades militares e civis. O hasteamento da insígnia de Marechal do Ar, posto mais alto da FAB, em homenagem ao Pai da Aviação, marcou o início da cerimônia. Em seguida, foi realizada a leitura da Ordem do Dia e o canto do Hino dos Aviadores. Um desfile militar encerrou a solenidade.

Presentes na cerimônia da Ala 7, em Boa Vista (RR)Na Ala 7, em Boa Vista (RR), um dos agraciados, Sargento Genivaldo da Silva Brandão, declarou: “foi com sentimento de dever cumprido que recebi essa medalha, fruto de total dedicação e empenho na realização das minhas atividades em quase 20 anos na Força Aérea Brasileira”. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 7, Tenente-Coronel Aviador Eric Breviglieri, e contou com a presença de autoridades militares e civis do Estado de Roraima e da Capital.

Na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar José Aguinaldo de Moura, que destacou a importância da data para a Força Aérea e para o Estado. “Para nós, mineiros, essa data é ainda mais especial, pois Santos-Dumont nasceu na Fazenda de Cabangu, aqui em Minas Gerais. Precisamos homenagear essa personalidade mineira que tanto fez pelo Brasil e pelo mundo com a criação do avião”, afirmou. Durante a cerimônia, cinco militares e um civil foram agraciados.

Cerimônia no III COMAR, no Rio de Janeiro (RJ)No Rio de Janeiro (RJ), uma cerimônia no Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) condecorou 150 agraciados. A solenidade foi presidida pelo Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, e contou com a presença de ex-Comandantes e de membros do Alto Comando das Forças Armadas.

No Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG), seis homenageados receberam a Medalha Mérito Santos-Dumont, em cerimônia presidida pelo Comandante da Unidade, Brigadeiro do Ar Ivan Moysés Ayupe, que ressaltou a importância do feito do Patrono da Aeronáutica para o mundo, colocando o Brasil em destaque.

Em São Paulo (SP), na Ala 13, a solenidade foi presidida pelo Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, e contou com a participação de diversas autoridades militares e civis, entre elas os ex-Comandantes da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Walter Werner Brauer e Tenente-Brigadeiro Juniti Saito. Na ocasião, 26 personalidades, entre militares e civis, foram agraciadas.

Entrega da Medalha Santos-Dumont na Ala 15, em Recife (PE)Em Recife (PE), o Sargento José Maciel de Oliveira Filho foi um dos 23 agraciados que receberam a Medalha Mérito Santos-Dumont durante a cerimônia realizada na Ala 15. “A gente fica na expectativa de ser relacionado a cada ano e, quando vi meu nome na relação de agraciados, foi uma emoção muito grande”, relatou o militar. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), Major- Brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar.

Na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), a cerimônia foi presidida pelo Comandante, Coronel Aviador Antonio Ferreira de Lima Júnior, e condecorou cinco militares. “É uma grande honra receber a Medalha Mérito Santos-Dumont, pois demonstra todo o reconhecimento ao nosso empenho e dedicação. Homenagens como essa renovam nossas forças para o trabalho e nos estimulam a melhorar a cada dia”, disse o Suboficial André Alves Moreira, um dos agraciados.

Ala 10, em NatalNa Ala 10, em Natal (RN), além da solenidade militar, foi realizada uma roda de leitura para crianças com o objetivo de divulgar a história de Santos-Dumont. Durante a cerimônia, foram condecorados 14 militares. Também fez parte das comemorações um concerto da Banda de Música da Ala 10. O Comandante da Unidade, Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, presidiu o evento.

Na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), três oficiais, cinco graduados e dois civis foram homenageados durante a solenidade presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Junior. O evento contou ainda com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos agraciados.

No sul do Brasil, a Ala 3, em Canoas (RS), teve cerimônia militar presidida pelo Comandante Militar Do Sul, General De Exército Edson Leal Pujol, e homenageou 14 autoridades civis e militares com a Medalha Mérito Santos-Dumont, cuja imposição foi procedida pelo Comandante da Ala 3, Major-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, e pelo seu sucessor, Brigadeiro do Ar Arnaldo Silva Lima Filho, que assumirá a organização na próxima segunda-feira (24/07).

Autoridades em cerimônia da Ala 3, em Canoas (RS)Em Santa Maria (RS), na Ala 4, a cerimônia condecorou 14 militares por terem prestado destacados serviços à FAB. “Fazer parte desse grupo seleto me deixa muito orgulhoso. Essa medalha representa minha trajetória de dedicação em que o mérito eu dedico à minha família e a todos os militares que me instruíram ao longo desses 25 anos de serviço”, salientou o Suboficial Sergio de Souza Novato, do Grupo Logístico da Unidade.

Na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), quatro militares foram agraciados durante a solenidade. “Com essa formatura, todos nós estamos comemorando e reverenciando a memória de Santos-Dumont. Então, para nós, é uma oportunidade ímpar de estarmos juntos, comemorando os feitos desse grande brasileiro pela aviação mundial”, afirmou o Major-Brigadeiro Odil Martuchelli Ferreira, maior autoridade presente na cerimônia.

imagens/original/34765/ala 13 s2_medeiros.jpg