PROFESP

Programação especial encerra o semestre na Escola de Especialistas de Aeronáutica

Entre as atividades, as crianças conheceram as aeronaves e aprenderam sobre combate a incêndio
Publicada em: 12/07/2017 14:59
Imprimir
Fonte: EEAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias

Para marcar o encerramento do primeiro semestre do Projeto Segundo Tempo Forças no Esporte (PROFESP), a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), promoveu, nos dias 4 e 5 de julho, uma programação especial para a criançada. Elas participaram de atividades na Divisão de Apoio Aéreo (DAA) – Aeroporto Edu Chaves, e no Pelotão de Contraincêndio (PCI) da EEAR.

Na DAA, as crianças, devidamente trajadas com macacões de voo que foram disponibilizados para elas, visitaram o hangar, entraram nas aeronaves, tiveram instruções ministradas pelos mecânicos de aeronaves e assistiram à uma série de saltos da Equipe de Paraquedismo do Exército.

Já no PCI, conheceram a missão e as ações desenvolvidas pelo Pelotão, aprenderam sobre combate a incêndios, salvamento e resgate, e foram convidadas a participar, na prática, da utilização dos extintores de diversas categorias.

Durante os dois dias de atividades, foram servidos churros, pipoca, algodão doce e sucos.

PROFESP 

O Projeto Segundo Tempo Forças no Esporte é desenvolvido na EEAR desde o ano de 2014, quando começou atendendo a 100 crianças da rede pública de ensino. Neste ano são atendidas 500 crianças com idades entre 9 e 12 anos, alunos de 12 escolas da rede pública de ensino da Estância Turística de Guaratinguetá.

O PROFESP ocorre nas dependências da EEAR, de segunda a quinta-feira, das 7h às 12 h e, além de café da manhã, lanche e almoço, as crianças desenvolvem atividades em diversas modalidades esportivas, com a supervisão de profissionais da Educação Física cedidos pela Prefeitura Municipal da Estância Turística de Guaratinguetá, e, ainda, participam de aulas de iniciação musical, canto coral e prática em instrumentos musicais, ministradas pelo efetivo da Banda Sinfônica da EEAR.

O projeto é coordenado por uma equipe de Oficiais das áreas de Música, Educação Física, Assistência Social, Pedagogia, entre outros, que acompanham o desenvolvimento das turmas durante as atividades, comprovando dia a dia, significativos progressos na disciplina e no rendimento escolar das crianças.

Após o período de férias escolares, as crianças retornarão às atividades no mês de agosto. Entre as atividades programadas para o próximo semestre estão o Desfile cívico militar de 7 de Setembro da cidade, em que as crianças desfilam juntamente com os grupamentos do Corpo de Alunos da EEAR, tocando seus próprios instrumentos musicais.