ESPORTE

Na Lituânia, equipe de pentatlo aeronáutico da FAB leva ouro em campeonato

A modalidade reúne provas de tiro, esgrima, natação, basquete, pista de obstáculos, orientação - além de um rali aéreo
Publicada em: 03/07/2017 11:43
Imprimir
Fonte: CDA, por Ten Mateus Santos
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Gabrielli Dala Vechia

A Equipe Brasileira de Pentatlo Aeronáutico, formada por militares da Força Aérea Brasileira (FAB), sagrou-se campeã do Campeonato Aberto da Lituânia. A competição, organizada pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), aconteceu na cidade de Kaunas, entre os dias 26 e 30 de junho.

O Aberto serviu de preparação da equipe para o Campeonato Mundial da modalidade que será realizado em 2018, no Equador, e para o Campeonato Mundial Militar da Coreia, em 2019. Participaram desse Campeonato as seguintes nações: Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Brasil, Espanha, República Checa, Letônia, Estônia e Ucrânia.

Na avaliação do Cabo Ricardo Ferreira da Silva, medalhista de bronze na prova de natação utilitária, o sucesso do Brasil deu-se pela força de sua equipe. "Foram três dias de uma competição intensa e forte, em que o nervosismo atrapalhou em certo momento, mas no fim o resultado individual foi satisfatório e, por equipe, melhor impossível. O Brasil é campeão", comemora.

O Tenente-Coronel Eduardo Utzig Silva, um dos grandes nomes do pentatlo aeronáutico mundial, conquistou o terceiro lugar no individual.

Modalidade

O pentatlo aeronáutico é uma prova desportiva combinada, baseada nas exigências do treinamento dos pilotos em suas atividades de combate, exigindo características como resistência, agilidade, coordenação, precisão, auto-controle, rapidez de raciocínio, força, destreza, entre outras. São disputadas provas de tiro, esgrima, natação com obstáculos, basquete, pista de obstáculos e corrida de orientação - sendo que é desprezada a prova de menor pontuação do atleta.

Como prova complementar, realiza-se um rali aéreo, com a finalidade de testar as capacidades de pilotagem, no planejamento de uma missão, na navegação de baixa altitude e no tempo cronometrado e correto para atingir os diversos objetivos programados - os chamados checkpoints.

O primeiro Campeonato Mundial foi realizado em 1948, na cidade de Vichy, na França. Desde sua criação, já foram realizadas mais de 50 edições de Campeonatos Mundiais Militares, onde a Suécia detém o maior número de títulos, tanto individual quanto por equipe. O Brasil também figura entre os países que possuem tradição e ótimos resultados nesta modalidade desportiva militar.