CERIMÔNIA

Dia da Aviação de Busca e Salvamento é celebrado na Ala 5

Solenidade reuniu militares da ativa e da reserva que atuam ou atuaram em atividades de Busca e Salvamento
Publicada em: 27/06/2017 15:27
Imprimir
Fonte: Ala 5, por Tenente Camila Barbieri
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Gabrielli Dala Vechia

A solenidade reuniu militares da ativa e da reservaA Ala 5, localizada em Campo Grande (MS), celebrou o Dia da Aviação de Busca e Salvamento com uma cerimônia militar conduzida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, na última segunda-feira (26/06). Na Unidade, está sediado o Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV), especializado em Busca e Salvamento, e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), que, entre outras atribuições, também se dedica à missão.

O Tenente-Brigadeiro William, que já foi Comandante do Esquadrão Pelicano entre 1981 e 1982, fez menção ao acidente da Aeronave FAB 2068, ocorrido em junho de 1967 - cujo resgate deu origem à data comemorativa. Relembrando o caso, o oficial-general homenageou o Tenente-Coronel Médico Rubens Marques dos Santos, mais conhecido como “Doc Santos”, presente na solenidade e que participou do resgate da aeronave.

Doc Santos, à esquerda, primeiro resgateiro a chegar no acidente do 2068“Quero homenagear uma grande personalidade da Busca e Salvamento, o Doc Santos, que foi o primeiro homem a descer na clareira aberta do acidente, para o resgate da referida aeronave. Aquela célebre frase Eu sabia que vocês viriam! foi dirigida diretamente a ele. Assim, presto uma singela homenagem por tudo o que o senhor fez em prol desta data de hoje”, ressaltou o Oficial-General.

Nas palavras do Comandante de Preparo da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, na Ordem do Dia, ficou evidente que “o sucesso das missões realizadas ao longo da história somente foi possível pelo comprometimento de homens e mulheres das equipes de resgate e tripulantes dos Esquadrões de Busca e Salvamento, Patrulha, Asas Rotativas, Transporte e Reconhecimento, além da primordial e indispensável participação dos elos de Busca e Salvamento do DECEA”.

A solenidade relembrou o acidente com a aeronave 2068A cerimônia foi encerrada com o desfile da tropa. Um dos grupamentos, formado por integrantes da ativa e da reserva de Busca e Salvamento presentes na solenidade, foi conduzido pelo Major-Brigadeiro da reserva Robinson Velloso Filho.

Fotos: Nivea Aquino