INTERCÂMBIO

Oficiais da Marinha do Paquistão realizam intercâmbio operacional no 1°/7° GAV

Objetivo foi a troca de experiências e técnicas, além de conhecimentos sobre a aeronave P-3
Publicada em: 27/06/2017 13:43
Imprimir
Fonte: Ala 14
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

A Ala 14, localizada em Salvador (BA), recebeu a visita de oficiais da Marinha do Paquistão. Entre os dias 19 e 23 de junho, o Esquadrão Orungan (1º/7º GAV) realizou um intercâmbio de experiências com os visitantes e compartilharam técnicas e conhecimentos em ações de Patrulha Marítima por meio da aeronave P3, operada por ambos os países.

Os tripulantes paquistaneses puderam acompanhar a rotina de planejamento das missões no MSC (Mission Support Center, ou seja, Centro de Suporte de Missão) e participaram de um voo operacional demonstrativo, quando as diversas capacidades dos sensores embarcados da aeronave P-3AM foram apresentadas. Os militares também conheceram o funcionamento da estrutura logística de manutenção da Ala 14 e tiveram a oportunidade de conhecer o simulador tático da aeronave.

Outro ponto significativo da agenda foi a apresentação a respeito do 28º Maritime Strike Squadron, esquadrão paquistanês. Foram abordadas: a história, a estrutura do esquadrão, as características dos sensores, os armamentos embarcados no P-3C do Paquistão e as principais missões realizadas nos últimos três anos, entre elas, a Operação AMAN, ocorrida em fevereiro de 2017, na qual participaram mais de 37 nações.

“Este intercâmbio operacional foi muito enriquecedor, pois pudemos compartilhar experiências e práticas com outros operadores da aeronave P-3”, afirmou o Primeiro Piloto de Patrulha da aeronave P-3AM, Capitão Márcio Sardinha dos Santos.