EVENTO

Alunos do PROFESP da Ala 13 emocionam público com o 1º Concerto Musical

Música proporciona inserção social para crianças e jovens da comunidade
Publicada em: 24/06/2017 09:00
Imprimir
Fonte: Ala 13
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Nara Lima

Alunos do PROFESP apresentam concerto musicalOs alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) apresentaram o 1º Concerto Musical, acompanhados pela Banda da Ala 13, em São Paulo (SP), nessa quinta-feira (22/06). As aulas de iniciação musical começaram em 2015 e têm como objetivo a integração social por meio da música.

Familiares dos integrantes do programa e Militares da Ala 13 desfrutaram de um concerto com repertório variado, tendo como ápice a exibição da canção "Aleluia", quando as crianças fizeram participações "solo", comovendo os espectadores.

"Acreditamos na música como elemento de transformação social e cultural. A partir da inclusão da música no PROFESP percebemos várias mudanças comportamentais nos alunos, que estão mais concentrados e focados em aprender. A música traz elementos extremamente positivos para a construção da cidadania dessas crianças, tornando-os agentes multiplicadores na comunidade em que estão inseridos", explicou a Assistente Social da Ala 13, Tenente Simara Cristina Sena dos Santos.

O PROFESP atende a 200 criançasMãe de dois alunos, Clarinete Helena da Silva, conta sobre a importância do programa para a família. "O PROFESP tem direcionado meus dois filhos para outro caminho. Eles agora têm um objetivo, são cidadãos melhores. Eles estão aprendendo a ter respeito, carinho e mais amor pelo próximo. Estou sem palavras, o concerto foi lindo! Nós, do lado de fora, não sabemos bem como é o dia a dia dos nossos filhos aqui. Este evento nos mostra o quanto nossas crianças estão aprendendo. Isso é um sonho para nossa comunidade!", declara.

O aluno Richard Pereira de Brito, 15 anos, revela que está aprendendo com o programa e com o coral. "O programa mudou bastante minha vida, me mostrou o que é certo e errado, me ajudou a sair da rua e evitar más companhias. Participar do coral está sendo muito bom pra mim, eu precisava disso, agora a música faz parte da minha vida. Estou aprendendo muito", avalia.

Já o regente da Banda da Ala 13, o Suboficial Paulo Serino da Cruz, ressalta o valor da música na integração social, "Como músico, fico muito contente com o desenvolvimento dessas crianças. A música é um meio de inclusão social, de mudança de vida", comenta.

A apresentação foi acompanhada pela Banda da Ala 13PROFESP

O Programa Forças no Esporte da Ala 13 atende a 200 crianças carentes da comunidade local que, fora do horário escolar, participam nesta Organização Militar de atividades extra-curriculares, como: esportes, reforço escolar e orientação musical, além do suporte de alimentação, assistência médica, odontológica e psicológica.