TRANSPORTE

Ala 11 sedia a Reunião da Aviação de Transporte

Evento reuniu 14 Esquadrões de Transporte da FAB
Publicada em: 20/06/2017 09:47
Imprimir
Fonte: Ala 11
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a Reunião da Aviação de Transporte (RAT), no dia 11 de junho, na Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ), dando início às atividades comemorativas ao 86º aniversário do Correio Aéreo Nacional e do Dia da Aviação de Transporte. O objetivo foi padronizar procedimentos operacionais, permitir o intercâmbio de experiências, analisar os resultados das deliberações recorrentes das reuniões anteriores e decidir sobre ações futuras.

“Trata-se de um evento que, além de sua proposta de discutir sobre novas possibilidades operacionais, permite cultuar as tradições e propiciar o congraçamento entre os tripulantes da nossa Aviação de Transporte”, afirmou o Brigadeiro do Ar Mozart de Oliveira Farias, Comandante da Ala 11, durante a abertura.

Com a participação de representantes dos quatorze Esquadrões de Transporte, a reunião foi presidida pelo Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, e teve a presença de diversos Oficias-Generais e militares pertencentes à Aviação de Transporte do passado e da atualidade.

O ciclo de palestra apresentou temas de interesse como a “Operação do KC-390 no Cenário Tático”, a “Operação do F-39 no Cenário Tático”, as “Perspectivas da Seção de Avaliação e Doutrina do COMPREP” e o “Desenvolvimento de Processos para o Preparo da Força Aérea”, esta última ministrada pelo Comandante do COMPREP. Já o Vice-Presidente da Associação dos Membros de Equipagens da Aviação de Transporte Aéreo (AMEAVITA), Major-Brigadeiro do Ar Reformado José Maria Custódio de Mendonça, proferiu palestra informativa sobre a entidade.

Durante a RAT, um dos protótipos da aeronave KC-390, cargueiro multimissão que está em plena fase de desenvolvimento e de certificação, estacionou no pátio operacional da Ala 11. Todos os presentes tiveram a oportunidade de visitar a sua cabine. “É uma aeronave espetacular”, afirmou o Tenente Aviador Edgard Gomes Almeida, do Esquadrão Corsário (2º/2º GT), ao conhecer o novo equipamento. As primeiras aeronaves serão entregues ao Esquadrão Gordo (1º/1º GT), a partir do ano de 2018, em substituição aos C-130 Hércules. Em seguida, o Esquadrão Coral (1º GTT) será o próximo Esquadrão a receber o novo avião da FAB.