PREVENÇÃO

SERIPA II realiza Seminário Regional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Foram discutidos temas como a mudança nas legislações e a manutenção das aeronaves
Publicada em: 13/06/2017 14:56
Imprimir
Fonte: SERIPA II
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

Tenente-Coronel Vargas tratou das normas de RPASO Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Recife (PE), promoveu, na última sexta-feira (09/06), o Primeiro Seminário Regional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. O evento foi realizado no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), em Salvador (BA), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e discutiu temas como a recente legislação para operação de RPAS (sistemas de aeronaves remotamente pilotadas), as mudanças nos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil, requisitos operacionais de aeronaves de asas rotativas e aspectos importantes na manutenção de aeronaves.

Adriano Tunes, da ANAC, destacou aspectos peculiares do Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica Nº 91, legislação que trata das Regras Gerais de Operação para Aeronaves Civis. Já o Tenente Coronel José Ricardo Silva Scarpari, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), falou sobre a necessidade do cumprimento das restrições de desempenho das aeronaves de asas rotativas quando em situação de “autorrotação”. "É importante ressaltar a fiel observância dos mínimos operacionais para a execução da manobra com segurança", alertou. 

O evento debateu diversos temasAs legislações acerca dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), popularmente conhecidos como “drones”, foram discutidas pelo Tenente Coronel Jorge Humberto Vargas Rainho, do efetivo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O assunto despertou grande interesse dos ouvintes por se tratar de uma nova tecnologia, fazendo uso do espaço aéreo. E o Tenente Coronel Jocelyn Santos dos Reis, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), tratou dos principais erros cometidos em manutenção de aeronaves e como evitá-los para garantir uma operação segura.

A próxima edição do Seminário está prevista para ocorrer em outubro deste ano, na cidade de Recife, PE.