ESPAÇO

CLA participa de workshop sobre tecnologia aeroespacial

Evento foi promovido pela Universidade Federal do Maranhão
Publicada em: 26/05/2017 10:16
Imprimir
Fonte: CLA, por Tenente Andreza Aarão
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Evellyn Abelha

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) participou, de 22 a 24 de maio, de um workshop sobre Tecnologia Aeroespacial. O ciclo de apresentações, debates e mesas-redondas promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), reuniu discentes e docentes de ensino superior na área de tecnologia, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes para o setor aeroespacial brasileiro.

Durante três dias de atividades, especialistas abordaram temas como Modelagem Multifísica e Aplicações em Sensores e Atuadores Aeroespaciais, Estruturas Inteligentes e Aplicações Aeroespaciais, Programa Espacial Brasileiro, CLA e o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE).

A denominada “Escola de Altos Estudos no Maranhão” surgiu da necessidade de investir os recursos que o estado oferece, visando à produção de ciência e pesquisa no contexto espacial, formando estudantes que futuramente possam suprir as necessidades do CLA, principalmente com a implantação do curso de Engenharia Aeroespacial no Maranhão.

Segundo o Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, Diretor do CLA, o workshop foi importante para fortalecer as linhas de pesquisas ligadas à área espacial no estado, para o desenvolvimento do País no quesito tecnologia, em atendimento não apenas ao CLA, mas também às demais organizações da Força Aérea Brasileira (FAB). Ainda na opinião do Diretor do CLA, o workshop foi uma grande oportunidade de integração entre setores do governo federal, estadual, indústria e academia (universidades) voltados para o setor espacial.