ESPAÇO AÉREO

DECEA opera normalmente nesta sexta-feira (28/4)

O objetivo é manter a segurança, eficácia e fluidez das operações
Publicada em: 27/04/2017 17:47
Imprimir
Fonte: DECEA

Em face às mobilizações de aeroviários, entre outras categorias, para a realização de uma greve nesta sexta-feira (28/4), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) põe em prática plano de contingência orientado à manutenção da segurança, eficácia e fluidez das operações.

Ao longo de toda a sexta-feira, o DECEA estará, a partir do salão operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro (RJ), monitorando a evolução da situação e ajuizando as medidas necessárias para a manutenção do provimento dos serviços de navegação aérea e, assim, salvaguardar os direitos dos usuários e passageiros do transporte aéreo do País.

Em permanente contato com órgãos de regulação da atividade, administradores aeroportuários, companhias aéreas, organizações e associações do ramo, o DECEA permanecerá operando normalmente. Equipes estarão de sobreaviso, caso haja necessidade em posições de controle aéreo, serviços de navegação aérea e meteorologia aeronáutica operadas por outras organizações, para manter a provimento desses serviços.

Os órgãos de controle de tráfego aéreo cumprirão normalmente as prioridades e orientações do CGNA. Possíveis cancelamentos de voos regulares da aviação comercial, no entanto, estarão a critério das companhias aéreas em face à evolução da greve e da adesão de seus funcionários.

O monitoramento e as medidas adotadas pela organização têm por intuito amenizar e dirimir impactos negativos na circulação aérea do País que possam vir a prejudicar os passageiros nesta véspera de feriadão.