CARREIRA

Aeronáutica forma novos Aspirantes a Oficial em todo o País

Quadro de oficiais convocados envolve diferentes áreas profissionais
Publicada em: 24/04/2017 17:40
Imprimir
Fonte:
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Flávio Nishimori

A Força Aérea Brasileira (FAB) formou, na última quinta-feira (20/04), novos militares do Quadro de Oficiais Convocados em todo o País. Os profissionais de diferentes áreas de atuação passaram por 60 dias de estágio, com instruções práticas e teóricas sobre legislações militares, ciências aeronáuticas e lições sobre chefia, liderança e ética. As cerimônias foram marcadas pelo compromisso à Bandeira Nacional. Veja como foi: 

Belo Horizonte (MG) - O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) entregou espadas, símbolo do oficialato nas Forças Armadas, a 39 profissionais do Estágio de Instrução e Serviço, do Estágio de Adaptação e Serviço e do Estágio de Adaptação Técnica 2017. Os militares terão os postos de Segundo Tenente e Aspirante a Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB). “Esperamos que tenham absorvido e aprendido a missão das instituições militares. Dediquem ao máximo para superarem as dificuldades, quaisquer que sejam elas”, afirmou o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Ivan Moysés Ayupe.  

Santa Maria (RS) - A Ala 4, antiga Base Aérea de Santa Maria, formou 16 novos oficiais. O comandante do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV), Tenente-Coronel Carlos Eduardo Cunha, que presidiu a cerimônia, salientou a importância desses profissionais para a unidade e para a sociedade brasileira.

Florianópolis (SC) - A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) formou 13 Aspirantes a Oficial de diferentes especialidades profissionais. A solenidade de encerramento do curso foi presidida pelo comandante da BAFL, Coronel Antonio Ferreira de Lima Júnior.

Porto Velho (RO) - A Ala 6, em Rondônia, formou 11 novos aspirantes da área de saúde. Entre eles estão médicos, farmacêuticos, dentistas, nutricionistas e enfermeiros. “Ingressar na Força Aérea para mim foi uma imensa satisfação pessoal e profissional, fiquei muito feliz em concluir o nosso estágio como a primeira colocada, foi realmente começar com o pé direito”, afirmou a aspirante a oficial farmacêutica Rita de Cássia Alves, que se destacou com a melhor média final do estágio.

Recife (PE) – A solenidade de formatura dos 34 novos militares foi realizada no Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) e contou com a presença do Comandante do II COMAR e dos Comandantes das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife e convidados.
"Quando eu entrei, vi que tinha que me superar cada vez mais, principalmente em questões de provas e na parte física. Foi muito mais que superação, foi o espírito de corpo trabalhado durante todo o estágio. Fizemos amizades que vamos levar para sempre. E a partir de agora quero só contribuir da melhor forma e continuar crescendo no ambiente militar", relata a Aspirante Médica Lócio.

Rio de Janeiro (RJ) – O Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), localizado no Rio de Janeiro, foi palco da formatura dos 215 novos oficiais.
“Nos primeiros dias, a transição da esfera civil pra vida na caserna foi um pouco difícil. Mas quando você mentaliza, incorpora e quando você quer muito, tudo fica mais fácil. Durante os 60 dias eu vivi cada momento, cada segundo. Eu me descobri militar. Eu pude resgatar meu patriotismo”, disse a Aspirante de Ciências Contábeis Thaís Gil Menezes, primeira colocada da turma.

Natal (RN) – Os 25 Aspirantes participaram da cerimônia de formatura realizada na Ala 10, localizada em Natal (RN). Na cerimônia, a Aspirante a Oficial Médica Giana Momo, primeira colocada do EAS, e o Aspirante a Oficial Enfermeiro Rui de Araújo Moreira, primeiro colocado do EAT, receberam homenagem das mãos do Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, Comandante da Ala 10.
“Sempre tive esse sonho desde os 18 anos, por isso para mim é um orgulho entrar para as fileiras da Força Aérea e poder servir à minha Pátria”, revelou o Aspirante Moreira.

Guaratinguetá (SP) – A solenidade de formatura dos 51 Aspirantes foi realizada na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da EEAR e contou com a presença de autoridades civis e militares, além dos familiares dos formandos.

A primeira colocada do Estágio, Aspirante Bruna Marzullo, recebeu um Diploma de Honra ao Mérito. “Uma vida, um trabalho, um sonho realizado, um momento único, de muita alegria, para minha família”, comentou o Primeiro Sargento André, esposo e padrinho de uma das Aspirantes formadas.

Barbacena (MG) – Vinte e quatro profissionais das especialidades das áreas de Saúde, Magistério, Serviço Social, Nutrição e Relações Públicas concluíram o Estágio de Adaptação e Serviço na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).
A Aspirante Núbia Damasceno Lima, professora de Língua Portuguesa e primeira colocada no estágio, comenta sobre a experiência adquirida no estágio e o ingresso na Escola.
“Entrar na EPCAR sempre foi um sonho pra mim porque é uma instituição muito querida e conceituada. No início do curso achei que não me adaptaria, mas no decorrer dos dias foi possível perceber o aprendizado de valores que, na vida civil, muitas vezes esquecemos. Tenho muita expectativa de realizar o melhor trabalho na Força Aérea”, concluiu.

Canoas (RS) – A Ala 3 realizou a cerimônia de conclusão de curso de 31 novos oficiais da área de saúde. Os Aspirantes Médicos, Enfermeiros, Psicólogas, Dentista, Fisioterapeuta, Nutricionista e Educador Físico serão designados para prestar serviço no Hospital de Aeronáutica de Canoas e em outras organizações militares da Guarnição de Aeronáutica de Porto Alegre.

O Comandante da Ala 3, Major-Brigadeiro Jeferson Domingues de Freitas, que presidiu a cerimônia, desejou à turma Ícaro felicidades no novo caminho. “Que mantenham o espírito de patriotismo vivo, e que, à exemplo de Ícaro, nunca deixem de perseguir seus sonhos, porém, que mantenham os pés no chão e respeito ao próximo”, afirmou o Oficial-General.

Belém (PA) – O Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) formou 44 novos Aspirantes a Oficial da área de ciências da saúde, exatas e comunicação. Além do compromisso à Bandeira Nacional, os Aspirantes receberam de seus familiares os certificados de conclusão dos estágios.

“Estou muito satisfeito e minha expectativa agora é a melhor possível. Sempre gostei da área militar e sinto que tenho muito a contribuir”, relata o Aspirante Engenheiro Agrimensor Antônio Alves de Araújo Filho, que tem 19 anos de experiência.

O Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá, enfatizou a importância dos novos Aspirantes apresentarem uma conduta militar exemplar ao desempenhar suas funções profissionais. “Empenhem-se, sejam brilhantes e se desenvolvam profissional e pessoalmente. Façam de seus dias de trabalho e convívio dentro da Força Aérea momentos de realização. Cultivem a iniciativa, o trabalho em equipe, o espírito de corpo, o respeito. Sejam corajosos e destemidos nesta nova e desafiante etapa em suas vidas”, declarou.