DIA DA CAÇA

No Dia da Aviação de Caça, ministros visitam monumento a aviador brasileiro na Itália

Ministro da Defesa e Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional visitaram o Monumento do Tenente Cordeiro, em Pianoro
Publicada em: 22/04/2017 15:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Gabrielli Dala Vechia

Neste sábado (22/4), dia em que é comemorado o Dia da Aviação de Caça - devido ao número recorde de missões realizadas durante a campanha na Itália, na Segunda Guerra - o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General de Exército Sergio Etchegoyen, visitaram o Monumento do Tenente Cordeiro, que fica na cidade de Pianoro, no centro da Itália. O Tenente John Richardson Cordeiro e Silva foi o primeiro piloto brasileiro morto em combate, no dia 6 de novembro de 1944, e o ponto onde foi construído o monumento marca a localização em que sua aeronave foi abatida.

Monumento em homenagem ao Tenente Cordeiro

Segundo o Ministro da Defesa, "o monumento é importante porque a aviação de caça, seja na defesa da liberdade, seja na proteção de nosso País, é fundamental para garantir a soberania e os interesses nacionais". Já para o Ministro Chefe do GSI, a Itália é um ponto de convergência do espírito de solidariedade e democracia dos soldados e aviadores brasileiros com o anseio de liberdade do povo italiano. "O invasor nazista foi derrotado, em 1944, pela determinação e coragem daqueles que não hesitaram em nenhum momento em cumprir a missão que a Pátria confiou a eles", disse o General de Exército. 

O Adido de Defesa e Aeronáutica na Itália, Coronel Max Luiz da Silva Barreto, explica que o monumento em homenagem ao Tenente Cordeiro tem um significado especial, pois ajuda a reforçar os laços de respeito e de amizade entre os povos brasileiro e italiano. Também mostra, segundo o oficial, a coragem e audácia dos pilotos brasileiros, que nunca pouparam esforços no cumprimento da missão. "Ao comemorarmos o Dia da Aviação de Caça junto ao Monumento do Tenente Cordeiro, nós temos a oportunidade de relembrar os feitos dos nossos heróis do Senta a Pua, que ajudaram a forjar o espírito guerreiro da Força Aérea Brasileira", disse o Coronel Max.

Ministros homenageiam piloto brasileiro morto em combate

A visita das autoridades foi acompanhada pelo prefeito de Pianoro, pela comunidade local e por entusiastas da história, como o pesquisador italiano Giovani Sulla, que ajudou a descobrir a localização onde o avião do Tenente Cordeiro foi abatido. Em um discurso emocionado, em que explicou aos presentes porque o 22 de abril é tão importante para a aviação de caça, ele também ofereceu uma medalha ao Major-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini - que compunha a comitiva do ministro - e ao Coronel Max. "Pela amizade entre Brasil e Itália, pela nossa democracia, pela nossa liberdade", disse Sulla.

Historiador italiano entrega medalha a oficiais da FAB

O ministro Jungmann irá visitar, nos próximos dias, outros locais que marcaram a participação dos brasileiros na Segunda Guerra Mundial, como o palacete que abrigou o Quartel-General do comandante da Força Expedicionária Brasileira; e o monumento a três heróis brasileiros que foram mortos pelos alemães após terem resistido até o completo esgotamento da munição que possuíam. Na terça-feira (25/4), data em que é comemorado o Dia da Libertação da Itália, o ministro irá receber uma comenda em reconhecimento à participação do Brasil na guerra.