FUMAÇA

Praia de Copacabana recebe apresentação da Esquadrilha da Fumaça no próximo sábado

Demonstração faz parte da programação do International Brazil Air Show
Publicada em: 31/03/2017 09:30
Imprimir
Fonte: EDA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

A Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, recebe as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça em demonstração aérea marcada para este sábado, 1º de abril, às 13h. A apresentação faz parte da programação do International Brazil Air Show (IBAS) que acontece no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), entre os dias 29 de março e 2 de abril.

O IBAS tem como objetivo reunir, em um só lugar, a cadeia aeroespacial, de infraestrutura aeroportuária e de fornecedores de aviação comercial, militar e executiva, para interlocução destas três categoriais, desenvolvendo assim melhorias para o mercado da aviação.

Para o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, a participação no IBAS é fundamental pela importância do evento, pois se trata de um dos primeiros no País que visa explorar o potencial da aeronáutica brasileira. "É um ambiente propício para a interação entre as aviações militar, executiva e comercial. Participando do evento, poderemos desempenhar uma das nossas atribuições primordiais que busca estimular o entrosamento entre os segmentos civil e militar ligados à atividade aeronáutica”, acredita.

Além da demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça no sábado, a equipe também participará de outros eventos do IBAS, no Aeroporto do Galeão.

Prêmio - A Esquadrilha da Fumaça foi contemplada na “1ª Edição Prêmio CAB – Brasil”, no dia 29 de março, no Rio de Janeiro (RJ). O prêmio foi voltado para os melhores de 2016 escolhidos pela Confederação de Aerodesporto Brasileiro (CAB). O Comandante da Fumaça, o Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, foi agraciado no evento que fez parte da programação do International Brazil Air Show (IBAS), que acontece no Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão, entre os dias 29 de março e 2 de abril. 

A presidente da CAB, Marina Posch Kalousdian, explicou a presença da Esquadrilha da Fumaça entre os premiados. “A Esquadrilha da Fumaça é o verdadeiro sonho de perfeição e de prática de todo aerodesportista. É a inspiração de todos, seja ele praticante de balonismo, parapente, ultraleve ou aeromodelismo, por exemplo. Dentro de todas as possibilidades, buscamos a condução e a disciplina com todos, assemelhando-se ao trabalho da Fumaça. É o modelo perfeito de trabalho em equipe. Não existe nenhum evento no mundo que não queira finalizar com a demonstração magnífica da Fumaça. É o ponto mais alto de qualquer evento, explorando o céu e os seus limites com a precisão do homem e da máquina”, afirmou.