AVIAÇÃO

FAB participa da primeira edição do IBAS no Rio de Janeiro

A International Brazil Air Show vai concentrar autoridades e representantes dos principais setores da aviação nacional e internacional
Publicada em: 29/03/2017 16:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

A Força Aérea Brasileira (FAB) participa, até domingo (02/04), da Primeira Edição do IBAS (International Brazil Air Show), no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ). O evento concentrará autoridades e representantes dos principais setores da aviação nacional e internacional. O objetivo é promover negócios e fomentar discussões sobre o desenvolvimento aéreo na América Latina, sobretudo no Brasil. A cerimônia de abertura ocorreu nesta quarta-feira (29/03). 

A FAB montou um estande sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Além disso, a Força Aérea vai promover duas palestras na próxima sexta-feira (31/03). O Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza, Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, falará sobre os  "Aprendizados com a experiência de gerenciamento de Tráfego Aéreo na Copa e Olimpíada no Brasil".

No mesmo dia, o Coronel Aviador Roberto Fernandez Alves, Vice-Chefe do CENIPA, discorre sobre acidentes e incidentes aeronáuticos no painel "Gestão de Risco e Segurança, Governança e Responsabilidade".

A programação do IBAS prevê, ainda, uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no sábado (01/04), às13h, na Praia de Copacabana.    

“A Força Aérea Brasileira vai continuar incentivando e investindo nos projetos que contribuem para o desenvolvimento do setor aeronáutico brasileiro”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, Diretor-Geral do DECEA, durante a cerimônia de abertura que contou também com as presenças do Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo e do Brigadeiro do Ar Saulo Valadares, Comandante Interino do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR).

Durante o IBAS  serão realizados diversos seminários a fim de atender as necessidades atuais de segmentos específicos do setor, entre eles a edição inédita do Wings of Change Brazil (wokshops para a aviação comercial e aeroportos), a criação de um capítulo brasileiro do Women in Aviation International (seminário com o objetivo de promover a participação feminina no setor da aviação) e a realização do Landings Latin American (seminário que busca estimular o debate sobre as melhorias do transporte aéreo).

“Buscamos, com o evento, trazer o pioneirismo e o desenvolvimento de volta à pauta da aviação no Brasil e na América Latina, contando com a participação de grandes patrocinadores e autoridades”, disse Paula Faria, idealizadora e diretora do IBAS.