TV

Formação dos cadetes aviadores e Esquadrilha da Fumaça são tema de Programa de TV

Estreia com o episódio na AFA acontece nesta quarta-feira (08/03), às 21h, no Canal Mais Globosat
Publicada em: 08/03/2017 09:00
Imprimir
Fonte: Tenente Vitor Amaral

A Força Aérea Brasileira será tema dos episódios de abertura e de encerramento da 2ª temporada do programa “Aero, Por Trás da Aviação”, que estreia nesta quarta-feira (08/03), às 21h, no Canal Mais Globosat.

A estreia da temporada acontece com a exibição do treinamento dos cadetes aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), desde o ingresso na Escola até o momento da formação como piloto. O apresentador Fernando de Borthole teve a oportunidade de voar nas aeronaves T-25 Universal e no T-27 Tucano, requisito para a formação dos cadetes.

“Eu nunca tinha pensado em um dia poder voar nos aviões da Academia da Força Aérea. Minha formação na aviação sempre foi do lado civil, mas sempre tive curiosidade em saber como os militares começavam na carreira”, relatou o apresentador.

Neste episódio são destacadas as etapas do treinamento primário, que acontece no 2º ano de formação, com a utilização da aeronave T-25 Universal, e as etapas do treinamento básico, que acontece no 4º e último ano de formação dos cadetes aviadores, com a instrução no T-27 Tucano.

Esquadrilha da Fumaça

No episódio de encerramento, o assunto é o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a Esquadrilha da Fumaça. A experiência de voo acontece, dessa vez, a bordo da aeronave A-29 Super Tucano, durante uma apresentação completa do Esquadrão.

“Foi uma hora de treinamento com os sete aviões da Esquadrilha da Fumaça, em um voo com muitas manobras radicais. Parece que a gente correu uma maratona, porque é um esforço físico muito intenso. Mas é muito bom”, comentou Fernando.

O voo aconteceu em Pirassununga (SP), sede da Esquadrilha da Fumaça. Foram gravadas as principais manobras do esquadrão, as posições de voo das aeronaves e a preparação dos pilotos para o voo.

Fernando de Borthole comentou sobre a ideia de realizar os episódios de abertura e encerramento da temporada na FAB. “Desde o início da produção do Aero, lá na primeira temporada, tínhamos a ideia de voar com a AFA e com a Esquadrilha da Fumaça. Achamos que a AFA deveria abrir a segunda temporada, pois se trata do início de uma carreira, em que os sonhos são realizados. Já a Esquadrilha da Fumaça representa o melhor da aviação brasileira, conhecida no mundo inteiro e muito respeitada. Nada melhor do que fechar a temporada com chave de ouro”, explicou.

Os episódios da 2ª temporada do programa serão exibidos às quartas-feiras, às 21h, no Canal Mais Globosat. Os assinantes do canal já podem assistir à temporada completa.

Acompanhe as redes sociais oficiais da Força Aérea, da Academia da Força Aérea e da Esquadrilha da Fumaça.

Saiba mais sobre os Exames de Admissão da Força Aérea Brasileira.

Veja aqui a instrução específica para o exame de vagas para as carreiras de aviador, intendente ou infante. O início das incrições começa no dia 21 de março. Assista ao 1° Episódio da 2° Temporada na Academia da Força Aérea