SEGURANÇA

Pelotão de cães da Força Aérea realiza faro em presídios da região Norte

Missão solicitada pelo Ministério da Defesa foi cumprida por militares da Ala 8
Publicada em: 01/03/2017 16:00
Imprimir
Fonte: Ala 8, por Ten Lorena Molter
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Militares do Grupo de Segurança e Defesa da Ala 8 realizaram, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, uma missão de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na Casa de Detenção José Mário Alves da Silva - mais conhecida como Urso Branco -, localizada em Porto Velho (RO). O objetivo da atividade foi detectar a existência de materiais ilícitos dentro dos presídios, como armas brancas, drogas, celulares, entre outros. A missão foi solicitada pelo Ministério da Defesa.

A equipe contou com três cachorros do Pelotão de Cães de Guerra com seus respectivos condutores. Esse animais são treinados para o faro e, de acordo com a Tenente Veterinária Raquel Tomé, estão sempre prontos para acionamentos. “Nossos cães vivem em condições de atuar em qualquer missão de faro de entorpecentes ou explosivos, devido aos treinamentos realizados diariamente no Grupo de Segurança e Defesa. Para missões específicas são realizados, dias antes da operação, treinamentos em conjunto com todas as equipes que estarão atuando, como Polícia Militar, Exército, Bombeiros, Polícia Civil, entre outros”, explicou a oficial.

Este ano já foram realizadas outras operações dessa mesma natureza em algumas penitenciárias. Uma delas ocorreu na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, situada em Boa Vista (RR). Na ocasião, foram utilizados três cães de faro de entorpecentes e um cão de faro de explosivos. Em outra missão, foi realizada a varredura na cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, sediada em Manaus (AM). Nesta, a equipe contou com dois cachorros, um para farejar drogas e outro para explosivos.

Durante as ações, foram encontradas substâncias entorpecentes e explosivos. As atividades vêm sendo realizadas de forma integrada com o Ministério Público, Exército Brasileiro, Polícias Civil e Militar, Secretarias de Estado de Justiça (SEJUS) e Bombeiros.