PEDIDO DE NATAL

Em carta ao Papai Noel, menino pede para conhecer aviões e sonha em ser piloto

Victor Gabriel, 11 anos, de Macaíba (RN) enviou cartinha aos Correios
Publicada em: 29/12/2016 16:21
Imprimir
Fonte: ALA 10, por Ten Juliana Lopes
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

“Querido Papai Noel, meu nome é Victor Gabriel, tenho 11 anos, venho de uma família simples e meu grande sonho é ser piloto da Aeronáutica”. Assim começa o texto da cartinha enviada aos Correios.

“Se fosse possível eu queria conhecer a Base Aérea e a cabine de um avião, porque quando eu vi a cabine de um avião eu tinha um aninho de idade e não me lembro mais. Eu também queria um kit escolar, porque ajudaria minha mãe com as despesas de casa, e também uma mochila para continuar estudando e ter boas notas para quando chegar a idade adulta eu ser um piloto”.

O pedido do menino, morador de Macaíba, na região metropolitana de Natal, chegou às mãos do Major João Vanderlei Calazans. O militar da reserva da Aeronáutica contatou a unidade da Força Aérea Brasileira na capital Rio Grande do Norte, a recém-ativada Ala 10.

No dia 22 de dezembro de 2016, Victor teve o pedido atendido. Acompanhado pela família, o menino conheceu a unidade responsável por especializar os pilotos da FAB nas aviações de caça, helicópteros e transporte.

Victor manteve-se atento a todos os detalhes. Logo no início participou de uma solenidade militar na “casa” do Esquadrão Gavião (1º/11º GAV), que forma pilotos de asas rotativas. Ali, Victor teve o primeiro contato com os aviadores e o helicóptero H-50 Esquilo. Em seguida, visitou o Esquadrão Rumba (1º/5º GAV), onde pode conhecer por dentro o C-95 Bandeirante, aeronave de transporte da FAB. Por fim, dirigiu-se ao Esquadrão Joker (2º/5º GAV), responsável por formar os pilotos de caça da FAB, e fez um voo no simulador da aeronave A-29 Super Tucano.

“Quando ele foi escrever a carta, ele teve receio de não ser chamado. Mas eu disse a ele que deveria pelo menos tentar e estou até agora sem acreditar que deu certo. A gente tem que ensinar os filhos a ter sonhos, a ter um por quê na vida. Então eu sempre o incentivo a correr atrás dos sonhos dele”, afirmou a mãe de Victor, Catiane Vidal Ferreira.

Cartas dos Correios - Realizada há mais de 25 anos, a campanha "Programa Adote uma Cartinha de Natal, Você Pode Ser Também um Papai Noel" possibilita que milhares de pessoas se transformem em mamães e papais da família Noel para disseminar amor através da solidariedade. Em 2010, os Correios colocaram sua maior ação social a serviço da educação, ao incluir as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Com a redação manuscrita das cartas, a ação estimula o aprendizado em sala de aula e resgata o prazer em escrever. Outro aprendizado dos estudantes é sobre como endereçar, o uso do CEP e do selo postal. A solidariedade é a palavra chave desta iniciativa que mobiliza empregados e sociedade em prol da felicidade das crianças e da magia do Natal.