LOGÍSTICA

Três aeronaves da FAB transportam 212 médicos cubanos para o Nordeste

Até a próxima semana, a FAB vai transportar mais de 900 profissionais que atuarão em cerca de 1 mil municípios
Publicada em: 15/12/2016 18:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

Mais de 200 médicos foram transportados nesta quinta-feiraA Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, nesta quinta-feira (15/12), 212 médicos cubanos de Brasília (DF) para municípios da região Nordeste. Eles fazem parte do Programa Mais Médicos do Governo Federal e vão substituir os profissionais que terminaram o período de atuação.

“Essa é uma missão importante tanto para a FAB quanto para o Brasil porque estamos levando saúde que é o bem mais importante”, ressaltou o Capitão Olívio Martini Marangon, comandante da aeronave C-99, que transportou 42 médicos para Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB).

Outros 85 profissionais foram transportados para Fortaleza (CE) na aeronave C-130 e mais 85 profissionais foram em outra aeronave C-130 Os médicos vão atuar em municípios da região Nordestepara São Luís (MA). De lá, eles vão ser deslocados para os municípios onde irão trabalhar.

Ao total, até o dia 21 de dezembro, 1.380 médicos vão ser enviados para cerca de mil cidades do País. Desses, 920 vão ser transportados em aeronaves da FAB.

“Essa logística está sendo feita pela FAB, agradecemos muito o apoio", destacou o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Rogério Abdala.

Um C-99 e dois C-130 foram utilizados no transporte

Mais Médicos – Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou a assistência na Atenção Básica, fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e expansão da formação médica no País.

Assista à reportagem: