ESPORTE

Provas de natação iniciam 12º Campeonato Brasileiro Aberto de Pentatlo Aeronáutico

Competição conta com a participação de atletas militares da FAB e da Força Aérea Equatoriana
Publicada em: 02/12/2016 09:00
Imprimir
Fonte: CDA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria

Com provas de natação utilitária e pista de obstáculos, iniciou-se nesta quinta-feira (01/12), na Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), no Rio de Janeiro, o 12º Campeonato Brasileiro Aberto de Pentatlo Aeronáutico.

A competição conta com a participação de cerca de 21 atletas militares da FAB, além de seis atletas da Força Aérea Equatoriana, país convidado para participar do campeonato.

Durante os quatro dias de disputa os atletas competirão em provas de natação utilitária, pista de obstáculos, esgrima e prova combinada (corrida de orientação combinada com prova de tiro).

“O campeonato busca divulgar e estimular a prática da modalidade, além de selecionar os melhores atletas brasileiros para representar a nação em competições internacionais. É muito importante estimular o desenvolvimento da modalidade nos países da américa do sul, promover a descoberta de novos talentos, proporcionar o congraçamento entre os países participantes e fomentar o espírito de amizade através do esporte”, disse o coordenador da competição, Coronel Claudio Lima.

O primeiro colocado na prova de natação utilitária, Capitão Eduardo Duque, destaca os principais aspectos da atividade. “O esporte dá um excelente preparo físico e um controle emocional muito bom. A prática é uma excelente ferramenta de preparação para o piloto, para ficar mais calmo, mais concentrado e mais organizado. Praticar esportes complexos com várias modalidades exige muito preparo da pessoa, da mesma forma que a aviação”, explicou.

Conheça a Modalidade - O conjunto de disciplinas formado por esgrima, pista com obstáculos, natação utilitária e prova combinada (tiro e corrida de orientação) formam o pentatlo aeronáutico. A combinação das provas é baseada nas necessidades do piloto em combate aéreo e em caso de necessidade de evasão do território inimigo. O propósito é possibilitar ao competidor o desenvolvimento de múltiplas capacidades.

Na prova de natação utilitária de 100m os competidores devem iniciar com um mergulho de uma borda da piscina terminando na outra extremidade e voltar ultrapassando obstáculos conhecidos como “jangadas”. Já na corrida com obstáculos, os atletas passam por um percurso de 360m com 12 obstáculos, incluindo vigas de equilíbrio, rede de rastejo, cabos paralelos dentre outros.

A esgrima é o único evento onde um atleta compete diretamente contra outro. Os concorrentes são reunidos e cada um joga com todos.

A prova combinada reúne ao mesmo tempo a corrida de orientação e o tiro. Na prova, os atletas devem orientar-se na selva em três percursos diferentes, cada um com aproximadamente 2000 metros, utilizando somente uma bússola e um mapa, intercalando uma série de cinco tiros a cada troca de percurso.