PORTÕES ABERTOS

Base Aérea de Canoas realiza 30ª edição do evento

O público pôde conferir de perto as manobras da Esquadrilha da Fumaça na 30ª edição do evento.
Publicada em: 19/11/2016 09:01
Imprimir
Fonte: ACS-5 / V COMAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

Mais de 55 mil pessoas passaram pela Base Aérea de Canoas no feriado do dia 15 de novembro durante o tradicional Portões Abertos. O evento que está na 30ª edição teve recorde de público. Entre as atrações, os visitantes puderam conferir a demonstração da Esquadrilha da Fumaça, que retornou ao Rio Grande do Sul após quatro anos.

As novas aeronaves A-29 Super Tucano fizeram sucesso entre os espectadores. Um deles, o aposentado Gilmar Fernandes da Silva, apaixonado desde criança pela aviação militar e pela Esquadrilha da Fumaça, destacou que poder assistir de perto a apresentação foi muito emocionante. “Também vibrei com o boné autografado pelo comandante da Esquadrilha. Estava há tempos batalhando por um autógrafo do Tenente-Coronel”.

Durante os 30 minutos de apresentação, a Esquadrilha encantou e surpreendeu o público com as acrobacias. Segundo o Oficial de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça, Tenente Eduardo Marques Santos, surpreender o público faz parte do show. “Em certas acrobacias, as aeronaves aparentam estar com os motores desligados durante um mergulho com cambalhotas, tudo isso controlado pelos pilotos, originando manobras muito radicais que animam os espectadores”, destacou.

Para o Major José de Almeida Pimentel Neto, piloto número seis da Esquadrilha, foi muito prazeroso poder voltar ao Rio Grande do Sul, terra da sua filha Laura, de 7 anos, e tê-la na plateia pela primeira vez. “É uma emoção muito grande poder retornar e mostrar nosso trabalho para todas as crianças do Rio Grande do Sul”, destacou.

Além da Esquadrilha da Fumaça, o evento Portões Abertos contou com saltos de paraquedistas do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento; pouso, decolagens e exposições estáticas de aeronaves da Força Aérea Brasileira, como o F-5, A-1 AMX, C-97 Brasília, C-95 Bandeirante, C-98 Caravan, P-95 Bandeirante Patrulha, H-60 Black Hawk, além de aeronaves da Polícia Civil, como o H-125 Esquilo, e de aeroclubes de todo o Estado, como o C-172 Cessna, entre outras.

“Hoje é o dia em que as pessoas podem matar sua curiosidade de conhecer as atividades dentro de nossa Organização Militar”, explicou o Coronel Aviador Rodrigo Alvim de Oliveira, Comandante da Base Aérea de Canoas

O evento contou, ainda, com praça de brinquedos infláveis infantis, estandes de produtos e serviços e exposição institucional da Força Aérea.

Solidariedade

Com a entrada gratuita, o público teve a opção de doar alimentos não perecíveis para instituições assistenciais. No total, foram arrecadas seis toneladas de alimentos.

As doações vão ser direcionadas a diversas organizações. São elas: Asilo Amparo a velhice Gustavo Nordlund em Porto Alegre, que atende mais de 80 idosos; Orfanato Lar Esperança, também da capital Gaúcha, que atende mais de 200 crianças; SOS Casas de Acolhida, em Canoas, que atende mais de 30 crianças; Centro de Distribuição de Alimentos, onde são montadas cestas básicas e entregues para o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), na cidade de Canoas e região metropolitana, o qual distribuí para famílias em situação de vulnerabilidade social.