ESPORTE

Corrida Santos-Dumont reúne mais de 3 mil atletas no RJ

Prova foi realizada no Campo dos Afonsos
Publicada em: 31/10/2016 09:19
Imprimir
Fonte: CDA
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

Mais de 3 mil atletas participaram, no domingo (30/11), da XVI edição da Corrida Santos-Dumont, competição realizada anualmente em homenagem ao Patrono da Aeronáutica, Alberto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A prova, com percurso de 5 km, passando pela pista de pouso do Campo dos Afonsos, na zona oeste do Rio, foi promovida pela a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Para o Presidente da CDA, Brigadeiro do Ar Arnaldo Augusto do Amaral Neto, o evento foi uma ótima oportunidade para estreitar os laços com a sociedade.

“Realizar esta corrida no lendário Campo dos Afonsos, onde a aviação militar começou, com mais de 3 mil inscritos é motivo de muito orgulho e satisfação. Isso demonstra a sintonia da Força Aérea com a comunidade”, ressaltou. “O percurso possibilitou que pessoas de todas as idades pudessem participar da corrida. Dos mais velhos aos mais novos, todos demonstraram mesmo vigor, garra e espírito que foi demonstrado pelo nosso Patrono Alberto Santos Dumont ao superar os desafios para alçar voo no mais pesado que o ar”, complementou o oficial-general.

O vencedor da corrida na categoria geral masculino foi Sargento Valério de Souza Fabiano que completou a prova em 15 minutos e 52 segundos e agradeceu o apoio da FAB para seguir competindo no atletismo.

“Se não fosse a aeronáutica eu já teria parado de correr, eu agradeço muito à FAB, é uma honra muito grande representar a Força, quando eu visto essa camiseta para correr eu me dedico de corpo e alma, pois devo muito à Força e ao meu técnico. Correr em casa motiva muito mais, e eu prometo me dedicar inteiramente aos treinos, e um dia, quem sabe, puder subir ao pódio da São Silvestre vestindo a camisa da FAB”, afirmou o atleta.

Já na categoria feminino a vencedora foi a atleta Jéssica Ladeira, com o tempo de 18 minutos e 21 segundos. “É muito gratificante ganhar esta corrida novamente, entrar na pista e fazer a ultima volta lembrando de cada dia sofrido de treinamento e dedicação e chegar na linha de chegada como campeã da prova, é uma sensação muito boa e gratificante”, explicou a corredora, que conquistou o seu bicampeonato na Corrida Santos Dumont.

Durante o evento, os participantes ainda tiveram a chance de encontrar amigos, realizar um aquecimento lúdico com profissionais de educação física, assistir à apresentação da equipe de paraquedismo da FAB e visitar o Museu Aeroespacial.

A corrida foi uma oportunidade para as famílias conhecerem a FAB e praticar o esporte. Para Natália Dantas, que estava correndo pela primeira vez ao lado de sua família, a experiência foi única. “Muito legal correr nessa pista dentro do quartel ao lado dos aviões", disse.

Já Rosemary Alves e Camila Alves, mãe e filha que competem juntas, há oito anos, em corridas de rua, falaram sobre como foi participar desta corrida dentro da pista do Campo dos Afonsos.

“Correr aqui foi uma novidade muito bacana, poder ver os aviões, os militares fardados, a organização, foi muito legal, estamos encantadas em poder participar juntas deste evento.”.

A prova foi realizada através de uma parceria da Força Aérea Brasileira com a Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (APPAI) e com a Associação dos Servidores Municipais, Estaduais e Federais do RJ (ASSIST) e os resultados completos da corrida poderão ser acessados através do site http://www.minhacorridaapp.com.br.

Corrida Santos-Dumont - Criada em 1991 como “meia-maratona da Aeronáutica” integrou os festejos do cinqüentenário do Ministério da Aeronáutica e foi realizada anualmente até sua oitava edição, em 1998.

Foi reativada em 2009 no percurso que ligava a praia do Leblon à de Copacabana. Em 2014 aconteceu no Aterro do Flamengo e, a partir de 2015, passou a ocorrer na pista de pouso do Campo dos Afonsos.