COMEMORAÇÃO

Dia do Aviador é celebrado por organizações militares da FAB

Os eventos contaram com a imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico
Publicada em: 24/10/2016 16:00
Imprimir
Fonte:
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

Diversas unidades celebraram o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (23 de outubro) na última semana em todo o País. A data lembra o dia em que Santos Dumont realizou o primeiro voo do mais pesado que o ar, o 14 BIS.

Para marcar a data, organizações militares da FAB realizaram formaturas, entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) e concertos musicais. Veja como foram as comemorações:

 

Rio de Janeiro - Cerca de 130 civis e militares receberam a OMA. A imposição da comenda foi realizada na sexta-feira (21/10) em cerimônia militar na Base Aérea do Galeão. A solenidade, presidida pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, contou com a presença de oficiais generais da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Agraciado no grau Cavaleiro, o Capitão Especialista Guarda e Segurança José Ramalho Melo da Silva ficou grato por receber a OMA. “A Ordem do Mérito Aeronáutico é a mais alta condecoração que Força Aérea possui. É uma honra ver o nosso trabalho reconhecido e, para mim, uma honra receber essa distinção”, afirmou.

São José dos Campos (SP) - O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em comemoração ao Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador, preparou uma programação voltada ao efetivo e público de São José dos Campos (SP), nos dias 18, 19 e 21 de outubro.

Foi realizado um Concerto Sinfônico da Banda de Música do DCTA no teatro do SESI. A banda apresentou por cerca de duas horas um repertório variado para um público de aproximadamente 700 pessoas.

O DCTA também realizou uma cerimônia militar alusiva ao Dia da Força Aérea Brasileira e Dia do Aviador presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, que ao lado dos paraninfos, fez a imposição da medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) a 24 agraciados.

Recife - Em Recife (PE), o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR) realizou a entrega da OMA a 10 personalidades na sexta-feira (21/10). A solenidade foi presidida pelo Comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar e contou com a presença de autoridades, dos Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife.

Guaratinguetá (SP) - A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), celebrou o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira na última sexta-feira (21/10). A cerimônia militar, presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Junior, homenageou os militares da guarnição que receberam a OMA.

Fortaleza (CE) - Cerca de 60 militares receberam medalhas em cerimônia militar realizada na Base Aérea de Fortaleza, nesta sexta feira (21/10). A solenidade fez parte da programação da Semana da Asa que tem o objetivo de preservar e expandir a memória Aeronáutica Nacional, assim como ressaltar a importância dos feitos de Santos Dumont. 

O militar agraciado com a Medalha de Ouro (30 anos de serviço), Suboficial Marcelo Varzea, destacou a importância da homenagem. “A medalha representa o reconhecimento da FAB pela dedicação e serviço à Pátria”, disse.

Belo Horizonte (MG) -  A Banda de Música “Asas de Minas”, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), realizou o 2º Concerto do Aviador, na última quarta-feira (19/10). O evento em comemoração ao Dia da Força Aérea Brasileira e ao Dia do Aviador também arrecadou mais de 500 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para cerca de 200 crianças da Organização Não Governamental Projeto Querubins.

Uma das espectadoras, Thais Mendes Costa, de 26 anos, destacou a qualidade da apresentação. “Harmonia, ritmo, vibração e voz. Uma mistura de música brasileira, clássica e internacional fizeram com que a música pudesse ser sentida. Parabéns à banda Asas de Minas, ao regente e toda equipe que trabalhou na apresentação”.

Já o maestro da banda, Tenente Paulo Rezende, ressaltou o que o evento significou para ele. “Estou tentando encontrar uma palavra para descrever o concerto e não encontro nenhuma que a faça com justiça. Estive à frente de gigantes da música. Uma experiência sensacional”, afirmou.

A Banda Asas de Minas foi criada no ano de 1982 com o intuito de propiciar aos militares da Força Aérea suporte aos cantos de hinos e canções, auxiliar no adestramento da tropa e realizar formaturas militares no CIAAR, além de aproximar a Força Aérea da comunidade.

São Paulo (SP) - O Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) realizou na sexta-feira (21/10) uma solenidade militar em comemoração ao Dia da Força Aérea Brasileira e do Aviador. Durante a cerimônia, presidida pelo comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço, vinte e quatro personalidades militares e civis foram homenageadas com a entrega da medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico.

Canoas (RS) - A cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e Dia da FAB foi realizada na Base Aérea de Canoas (BACO) com a presença de cerca de 250 convidados, autoridades e agraciados. No domingo (23), a Banda de Música da unidade realizou um concerto em um shopping de Porto Alegre.