HISTÓRIA

Estação de radioamador em homenagem aos 75 anos da FAB é premiada

A estação ZW75FAB conquistou o 1º lugar em concurso promovido pelo Exército Brasileiro
Publicada em: 04/02/2017 08:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A estação ZW75FAB, indicativo de chamada criado para homenagear os 75 anos da Força Aérea Brasileira (FAB), ganhou recentemente o 1º lugar no Concurso Verde Amarelo, promovido anualmente pelo Exército Brasileiro (EB). 

"Chegamos em 1º lugar na categoria multioperador em telegrafia, operando em unidade militar (PAMA-SP), na sede do Grupo de Escoteiros do Ar Senta a Púa", explica Paulo Kasseb, idealizador da iniciativa, pesquisador aeronáutico e radioamador. "Somos fãs da Força Aérea e não poderíamos deixar de celebrar essa data tão importante", complementa. A estação também conquistou o 2º lugar na categoria multioperador em fonia, transmitindo 24 horas ininterruptas.

O trabalho voluntário foi feito com o apoio do Grupo Rádio Militar e o Grupo Histórico Monte Castelo, que reúne pesquisadores da história militar brasileira.

A estação ZW75FAB podia ser sintonizada de qualquer parte do mundo. "Com o radioamadorismo você vai mais longe. A gente faz contato praticamente com o mundo inteiro", explica o pesquisador. A frequência começou a ser testada em junho de 2016 e transmitiu até o último dia do ano, quando chegou ao fim a licença especial de operação.

Todos os radiamadores que entraram em contato receberam cartões da estação ZW75FAB com imagens de aeronaves históricas da FAB.

imagens/original/31751/img087.jpg