AJUDA HUMANITÁRIA

Aeronave da FAB transporta barracas para desabrigados no Haiti

A Força Aérea também vai levar alimentos e outros ítens de primeira necessidade para o país caribenho
Publicada em: 14/10/2016 11:59
Imprimir
Fonte: Ministério da Defesa, Ministério da Integração
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

A Força Aérea Brasileira (FAB) está engajada na ajuda humanitária para auxiliar as vítimas do furacão Matthew no Haiti. A primeira missão ocorreu na manhã desta sexta-feira (14/10). O Boeing 767-300 ER, do Esquadrão Corsário (2°/2°GT), decolou de Brasília, por volta das 9h30, direto para Porto Príncipe, capital do país, levando 20 toneladas de material de apoio logístico doados pelo Ministério da Integração Nacional.

Ao total, estão sendo transportadas 120 barracas. Cada uma delas possui uma área útil de 25 metros quadrados e pode abrigar até 10 pessoas.  As tendas operacionais utilizadas pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MI) possuem estruturas de fácil manejo e montagem, com piso e cobertura de PVC e estrutura tubular de alumínio, que possibilitam melhor atendimento em situações de desastres naturais.  De acordo com Anderson Neves, do Ministério da Integração Nacional, as barracas serão destinadas aos desalojados e desabrigados vítimas do furacão Mathew. 

"Chegando ao Haiti, esse material será entregue às Forças Armadas, que fará a distribuição", explica Neves.  

A viagem ao Haiti será sem escalas e deve durar cerca de seis horas. "Nós saímos do Rio de Janeiro com mais de 10 toneladas de material carga e, a partir de Brasília, completamos com mais 10 toneladas, totalizando 20 toneladas. Para nós, não só pessoalmente, mas profissionalmente, é uma grande satisfação apoiar  uma população que tem sofrido tanto após o furacão", ressalta o Major Aviador Grei Santana, comandante da aeronave.    

Donativos

Já na segunda-feira (17/10), a aeronave deve decolar às 10h de Brasília para a cidade haitiana, transportando cerca de dez toneladas de donativos, incluindo alimentos, materiais de limpeza, de higiene pessoal, material escolar, roupas e outros itens de primeira necessidade, doados pelo Ministério da Defesa.

Os produtos foram angariados pela Rede de Solidariedade ao Haiti, sob a coordenação do Ordinariado Militar do Brasil. Em Porto Príncipe, terão o apoio da Cruz Vermelha haitiana e do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força e Paz (BRABAT) para executar o transporte até a Instituição Sagrado Coração de Jesus que atende mais de mil pessoas, entre adultos e crianças.

Furacão Matthew

Após a recente passagem do furacão Matthew, a Instituição Sagrado Coração tem apoiado, diariamente, pessoas vitimadas. A iniciativa de arrecadação começou em abril para ser entregue no fim do ano, entretanto, em virtude da ocorrência do furacão, o envio dos donativos pelo Ministério da Defesa foi antecipado, utilizando-se de aeronaves da FAB em voos de apoio logístico programados.

Além desse apoio, o Contingente Brasileiro (CONTBRAS) deslocou mais de 450 militares para a região do sul do Haiti, área mais devastada pelo furacão Matthew para auxílio às vítimas da catástrofe.

Atualmente, o 24º Contingente Brasileiro de Força de Paz no Haiti, sendo 64 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, compõem a equipe de especialistas de manutenção do BRABAT, e da Companhia Brasileira de Engenharia de Paz (BRAENGCOY). 

Assista ao vídeo da ajuda humanitária para o Haiti.