ESPORTE

Sargento da FAB conquista 3ª Etapa do XVIII Campeonato Brasileiro de Orientação

Atleta foi convocada para o campeonato mundial de orientação
Publicada em: 30/09/2016 08:00
Imprimir
Fonte: CDA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Iris Vasconcellos

Sargento FrancielyA Sargento da Força Aérea Brasileira Franciely de Siqueira Chiles conquistou o campeonato brasileiro de orientação durante a 3ª Etapa do XVIII Campeonato Brasileiro de Orientação, realizada em Brazlândia (DF), no período de 22 a 25 de setembro. A competição, que é válida para o ranking mundial, reuniu mais de 500 atletas e 90 equipes.

O objetivo do atleta na orientação é percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido. Os participantes passam por pontos no terreno (postos de controle) descritos em um mapa distribuído a cada concorrente. De acordo com a Sargento Franciely, a prova no Distrito Federal foi desafiadora tanto por causa do clima seco quanto pela vegetação característica do cerrado, que é técnico. “Nesse tipo de vegetação a concentração tem que ser maior para não cometermos erros. Consegui me manter focada durante a pista para diminuir os possíveis erros. Usei muitos fundamentos técnicos da orientação por se tratar de uma área técnica”, ressaltou a sargento.

A militar teve que se superar para conseguir o primeiro lugar. “Eu estava em 2° na classificação geral. Sabia que deveria vencer as duas pistas para me consagrar campeã, sabia que não seria nada fácil. Mesmo assim acreditei que seria possível e trabalhei em busca desse título”, finalizou a atleta que foi convocada pela Equipe Brasileira para participar do Campeonato Mundial de Orientação.

Além da Sargento Franciely, o Sargento Luiz Henrique da Silva Cruz, atleta que está treinando somente há um ano na sua categoria, foi destaque na categoria de acesso, vencendo a etapa e sagrando-se Campeão Brasileiro.