VÍDEO

Solenidade reverencia memória do Patrono da Força Aérea

Cerimônia realizada no Campo dos Afonsos marca o 120º aniversário de Marechal do Ar Eduardo Gomes
Publicada em: 21/09/2016 14:20
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves

A Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro foi o palco da cerimônia militar em homenagem ao Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), Marechal do Ar Eduardo Gomes. Ele completaria 120 anos, nesta terça-feira (20/09). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Nivaldo Luiz Rossato, além de oficiais-generais do Alto Comando da Marinha, Exército e Aeronáutica. O evento reverenciou a memória do líder chefe, que sempre desfraldou o estandarte do civismo nos embates pelos princípios da liberdade.

Em solo um dos destaques da cerimônia foi a aeronave K-263 Curtiss Fledging, que protagonizou na década de 1930 o início das atividades do Correio Aéreo Nacional (CAN), além do automóvel Itamarati executivo, responsável por atender o então Ministro da Aeronáutica, na década de 1960, o Marechal do Ar Eduardo Gomes. Os itens fazem parte do acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL).

Como forma de deferência o Tenente-Brigadeiro Rossato colocou flores no busto do Marechal do Ar Eduardo Gomes, onde estiveram postados ao seu redor uma guarda de honra formada por cadetes da Academia da Força Aérea (AFA). Em seu discurso o Comandante da Aeronáutica destacou que este é o momento de refletirmos sobre as responsabilidades e como podemos contribuir para o aprimoramento operacional e administrativo da Instituição que nos foi herdada.

"Tornar a Força Aérea mais leve, eficiente e capaz, preservando tradições e costumes, é uma tarefa complexa que demanda pré-disposição, comprometimento e vontade de cada um dos quase70 mil homens e mulheres que escolheram o ‘azul’ como forma de vida para si e para seus familiares”, afirmou o Comandante.

O Brigadeiro Eduardo Gomes, Patrono da FAB é exemplo de atenção e carinho dispensados a Aeronáutica. O Comandante da Base Aérea dos Afonsos, Coronel Aviador Luís Cláudio Ottero destacou a importância da cerimônia. “ A Base Aérea dos Afonsos é o berço da aviação. Espero que essa cerimônia possa ser realizada sempre aqui".

Assista como foi a cerimônia: