RIO 2016

Atleta do taekwondo garante 3º lugar na final

Já são quatro medalhas conquistadas por atletas da Força Aérea Brasileira
Publicada em: 20/08/2016 22:15
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

O Sargento Maicon Siqueira, da Força Aérea Brasileira (FAB), conquistou neste sábado (20/08) a medalha de bronze no taekwondo, categoria acima de 80 kg. O brasileiro chegou a perder por 3 a 1 para o britânico Mahama Cho, mas virou no último round e venceu por 5 a 4 com o último ponto conquistado a quatro segundos do fim.

Aos 23 anos, o sargento enfrentou um adversário seis centímetros mais alto (1,96 contra 1,90) e 10 kg mais pesado (100 kg contra 90Kg). O britânico também era o 12° no ranking mundial e o militar estava na 51° colocação. "É um sonho. Só estando aqui dentro para entender. Por mais que usasse as palavras mais bonitas, ainda não conseguiria explicar," disse, logo após a vitória.

No Rio 2016, o militar fez três combates antes de enfrentar Cho. O sargento estreou derrotando o americano Stephen Lambdin, depois perdeu para Abdoulrazak Alfaga, do Niger, e superou o francês Bar N’Diaye na luta que lhe valeu a oportunidade de lutar pelo bronze.

Para manter o sonho de uma medalha olímpica, o lutador trabalhou como pedreiro e garçom para poder se manter no esporte. Agora, ele conta com o apoio da Força Aérea Brasileira, através do  Programa de Atletas de Alto Rendimento, e passou a ter acesso a benefícios como salário mensal, assistência médica e apoio para treinamentos, dentre outros suportes.

No total, a FAB conta 39 atletas militares que compõem o Time Brasil. Com o bronze no taekwondo, essa é quarta medalha conquistada pelos atletas da FAB: Thiago Braz conquistou o ouro no salto com vara, Arthur Zanetti levou a prata nas argolas e Arthur Nory saiu com o bronze na ginástica artística.

A Aeronáutica mantém 203 atletas do Programa de Atletas de Alto Rendimento em 16 modalidades. Os primeiros atletas foram incorporados em 2014.