RIO 2016

Acompanhe neste sábado (06/08) a participação de atletas da FAB em várias modalidades

Militares da FAB disputam partidas no tiro esportivo, basquete feminino, handebol feminino, hóquei sobre grama, ginástica artística e tiro com arco
Publicada em: 05/08/2016 17:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávio Nishimori

Vários atletas da FAB competem, neste sábado (06/08), em diversas modalidades, nas diversas arenas no Rio de Janeiro. A torcida vai ser pelos integrantes do tiro esportivo, basquete feminino, hóquei sobre grama, handebol feminino, ginástica artística e tiro com arco.

No basquete feminino, as sargentos Isabela Ramona e Clarissa dos Santos defendem o Brasil contra a Austrália, a partir das 17h30, na Arena da Juventude, em Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro.

 O Brasil está no grupo “A”. Depois da Austrália, o Brasil terá como adversários o Japão (8 de agosto), campeão asiático, e as outras três seleções classificadas no Pré-Olímpico Mundial: Bielorrússia (9 de agosto), França (11 de asgosto) e Turquia (13 de agosto).
A ala Isabela Ramona participa do programa de alto rendimento da FAB desde 2014. Campeã da Liga feminina pelo clube Sampaio Basquete, a militar vai se transferir para o basquete espanhol. Com 1,80m de altura, a atleta começou no Fluminense (RJ) e já passou por equipes como Mangueira (RJ), Jundiaí (SP) e São José Desportivo (SP). Também já vestiu a camisa verde-amarelo em várias competições, como nos Jogos Pan- Americanos do Canadá em 2015, quando o Brasil ficou em 4º lugar.

Já a pivô Clarissa dos Santos, 1,82 m de altura, é atleta da FAB desde 2015. Começou sua carreira no Centro Esportivo Miécimo da Silva (RJ), atua na liga americana de basquete feminino (WNBA) pelo Chicago Sky e também deve se transferir para a Espanha. Experiente, participou dos Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra, em 2012, ocasião em que a seleção ficou em 9º lugar.

"É uma honra vestir a camisa da FAB. A gente tem todo o apoio necessário. É um momento único na minha vida, aos 22 poder disputar uma Olimpíada. Estou muito feliz", afirma Isabela Ramona.

Quem também estreia nas olimpíadas é o hóquei sobre grama. O representante da FAB na modalidade é o sargento Bruno Mendonça. O jogo de estreia é contra a Espanha, às 19h30, na arena olímpica de Deodoro.

Lateral-direito da seleção, o sargento da FAB tem em seu currículo títulos como a Medalha de Bronze no Sul-Americano de 2013, realizado no Chile; Medalha de Ouro no Pan-Americano de 2015, no Peru; e de Ouro no Evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio/2016, em 2015, no Rio de Janeiro.

"Conto com o apoio de vocês. Vamos torcer por nós ", conclamou o sargento Bruno Mendonça

Outra sargento da FAB que entra em quadra neste sábado (06/08) é Tamires Morena, do Handebol. O jogo é contra a Noruega, às 9h30, atual campeã, na Arena do Futuro, dentro do Parque Olímpico. Integrante do grupo A, o Brasil irá encontrar ainda outros adversários poderosos já na primeira fase. Depois da Noruega, encara Romênia, Espanha, Angola e Montenegro.

 

Tamires defende a seleção brasileira há anos, desde as categorias de base. Sua história com as cores do Brasil iniciou como juvenil. A atleta ingressou na FAB em 2014, por meio do Programa de Atletas de Alto Rendimento.

“Para mim, a FAB veio num momento de desespero no esporte, pois o handebol, no Rio de Janeiro, estava acabando. Nós, atletas, estávamos sem apoio. Por isso a FAB foi tão importante para mim. E é até hoje”, afirma Tamires.

A Sargento defendeu as cores do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, quando nosso país conquistou a medalha de Ouro. Além disso, foi campeã da Liga Nacional Brasileira, Liga Húngara, bem como foi campeã estadual do Rio de Janeiro em vários anos, entre outras conquistas.

Conheça um pouco mais a sargento Tamires 

O Coronel Julio Almeida também vai em busca da tão sonhada medalha olímpica, às 13h. Um verdadeiro teste de precisão, o tiro esportivo faz parte do programa Olímpico desde Atenas 1896, primeira edição da era moderna.

Na ginástica artística, os sargentos Arthur Zanetti e Arthur Nory Mariano participam neste sábado da qualificatória, a partir das 10h30, na Arena Olímpica do Rio de Janeiro. O primeiro aparelho será as argolas, justamente com Arthur Zanetti.

Já no tiro com arco, os atletas da equipe masculina enfrentam os chineses a partir das 9h50