INSTITUCIONAL

Embaixadora dos EUA fala sobre segurança na Olimpíada e parcerias com o Brasil

Liliana Ayalde reuniu-se com o Comandante da Aeronáutica na manhã desta sexta-feira (29/07)
Publicada em: 29/07/2016 16:12
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Gabrielli Dala Vechia

A Embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde, atendendo a um convite do Comandante da Aeronáutica, esteve reunida com o Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato na manhã desta sexta-feira (29/07). O objetivo da conversa foi o fortalecimento do diálogo entre os dois países nas áreas de interesse da Aeronáutica, como parcerias para cooperação no setor espacial e de ensino. "A relação que temos já é muito estreita, mas sempre há aspectos a serem potencializados", disse a Embaixadora.

Entre os assuntos tratados na reunião, estiveram os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A Embaixadora destacou que o mundo mudou muito desde a Olimpíada de Londres, em 2012, e que, hoje, a questão da segurança precisa receber ainda mais atenção. Por isso é importante o envolvimento das Forças Armadas na competição. Ela afirma que o País irá receber no mínimo cem mil, podendo chegar a até duzentos mil norte-americanos durante a Olimpíada. "Nós temos a plena confiança de que as autoridades brasileiras estão fazendo o que é preciso para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos", disse Liliana.

 
O Tenente-Brigadeiro Rossato reforçou que o País está muito atento às questões que envolvem o sucesso da Olimpíada. "E não é só no Rio de Janeiro, precisamos garantir a integridade de todo território nacional. Temos a previsão, por exemplo, de que 40% dos estrangeiros que vierem ao Brasil chegarão por São Paulo", explica.

 
Sobre o fortalecimento de acordos de cooperação e parcerias futuras, o Comandante citou sua recente visita à cidade de Colorado Springs, nos EUA, onde visitou a Academia da Força Aérea Americana (USAFA), para reafirmar a necessidade de intercâmbios entre cadetes. Segundo ele, a partir do segundo semestre de 2017, essa será uma realidade para os estudantes. Hoje, a FAB possui um oficial aviador atuando como instrutor na USAFA e deve receber militares norte-americanos na Academia da Força Aérea (AFA) para ocupar a mesma função.

Para a Embaixadora, esse é um bom momento para ampliar e elevar os níveis de relação entre os dois países. "Agradecemos a cooperação que tivemos; estamos muito contentes com os trabalhos que estão sendo feitos e estamos prontos para receber novas propostas do Brasil", disse ela.

Assista à entrevista da Embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde: