PROJETOS

Chefe da Casa Civil defende prioridade nos projetos KC-390 e na navegação aérea

O encontro entre o ministro e o Comandante da Aeronáutica foi realizado nesta segunda (25/07) em Brasília
Publicada em: 25/07/2016 16:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Jussara Peccini

O ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou nesta segunda-feira (25/07) que, apesar dos desafios do governo de “fazer mais e melhor com menos recursos”, os investimentos no avião cargueiro e reabastecedor KC-390 - maior aeronave desenvolvida no Brasil – e na modernização do sistema de controle do espaço aéreo são indispensáveis e devem ser prioridade para o governo. A declaração foi feita após audiência entre o ministro e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, em Brasília (DF). 

“A navegação aérea é absoluta prioridade para a segurança de todos aqueles que venham a viajar mas, principalmente, para nós não estarmos no contexto internacional um degrau abaixo em relação a outros países”, afirmou o ministro.

O ministro Padilha salientou que o projeto do KC-390, uma parceria da Força Aérea Brasileira com a Embraer, fará com que a indústria aeronáutica brasileira possa ter uma participação maior no âmbito internacional.

O chefe da Casa Civil também abordou na reunião com o Comandante da Aeronáutica o apoio da FAB para o transporte de órgãos para transplante. “A FAB está dando lição de como a gente consegue entregar à população um serviço absolutamente indispensável”, afirmou.

Além disso, destacou a atuação das Forças Armadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, que iniciaram o patrulhamento ostensivo nas ruas da capital fluminense a partir do domingo (24/07).

“Vamos ter um sistema de segurança envolvendo 85 mil homens em que as Forças Armadas são o principal destaque. Isso será a razão do conforto, da segurança de todos aqueles que venham nos visitar, assim como para a população local”, avaliou.

Assista aqui a entrevista completa.

Homenagem - No encontro o ministro Eliseu Padilha recebeu a medalha Mérito Santos-Dumont. A imposição da comenda, realizada pelo Comandante da Aeronáutica, foi acompanhada por membros do Alto Comando da Aeronáutica.

“Para mim é uma dupla honraria”, explicou Padilha lembrando sua atuação como ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) ao longo de 2015. Ele assumiu a Casa Civil em maio de 2016.  “Eu recebo [esta homenagem] com o respeito, a admiração e o reconhecimento profissional que eu tenho com todos aqueles que têm dedicado a sua vida à Força Aérea Brasileira que é reconhecida internacionalmente como de ponta”, afirmou o ministro que, em 1997 havia recebido a Ordem do Mérito Aeronáutico no Grau de Grande Oficial.

Entrevista com ministro chefe da Casa Civil: