RIO 2016

Duas sargentos da FAB confirmadas na seleção brasileira de basquete

Militares estão entre as 12 atletas convocadas para as Olimpíadas
Publicada em: 22/07/2016 17:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, com CBB


As sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB) Isabela Ramona e Clarissa dos Santos foram confirmadas pelo técnico da seleção brasileira de basquetebol, Antonio Carlos Barbosa, para disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. As atletas estão em fase final de preparação para os Jogos na cidade de Campinas, no interior de São Paulo.

A ala Isabela Ramona participa do programa de alto rendimento da FAB desde 2014. Campeã da Liga feminina pelo clube Sampaio Basquete, a militar vai se transferir para o basquete espanhol. Com 1,80m de altura, a atleta começou no Fluminense (RJ) e já passou por equipes como Mangueira (RJ), Jundiaí (SP) e São José Desportivo (SP). Também já vestiu a camisa verde-amarelo em várias competições, como nos Jogos Pan- Americanos do Canadá em 2015, quando o Brasil ficou em 4º lugar. Ouça aqui depoimento da Sargento Isabela Ramona.

Já a pivô Clarissa dos Santos, 1,82 m de altura, é atleta da FAB desde 2015. Começou sua carreira no Centro Esportivo Miécimo da Silva (RJ), atua na liga americana de basquete feminino (WNBA) pelo Chicago Sky e também deve se transferir para a Espanha. Experiente, participou dos Jogos Olímpicos de Londres, na Inglaterra, em 2012, ocasião em que a seleção ficou em 9º lugar.

“A Clarissa é considerada a principal atleta do basquete nacional, uma jogadora determinante, fato que justifica sua convocação. Já a Isabela teve um excelente campeonato na última temporada, possui muito vigor físico. Acredito que as duas atletas vão representar muito bem o País e a Força Aérea Brasileira”, afirma o Tenente Júlio Maciel, chefe de equipe de basquete da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Próximos compromissos
Antes do embarque para os Jogos Rio 2016, as brasileiras enfrentarão a seleção do Japão nos Jogos Desafio marcados para os dias 27 (quarta) e 29 de julho (sexta), às 20h de Brasília, no Clube Concórdia (Rodovia Dr. Heitor Penteado, km 6 – Sousas), em Campinas. Depois que as brasileiras estiverem na Vila Olímpica, no Rio, irão enfrentar a Sérvia (2 de agosto, às 10h) e a China (3 de agosto, às 9h).

Na Olimpíada o Brasil está no grupo “A” e faz sua estreia contra a Austrália (6 de agosto), medalha de bronze nos Jogos de Londres 2012. Depois terá como adversários o Japão (8 de agosto), campeão asiático, e as outras três seleções classificadas no Pré-Olímpico Mundial: Bielorrússia (9 de agosto), França (11 de asgosto) e Turquia (13 de agosto).

A fase de grupos será disputada na Arena da Juventude, em Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro. A partir das quartas de final, o basquete feminino terá seus jogos na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca.