AJUDA HUMANITÁRIA

Tripulação da FAB realiza transporte de órgão para transplante

Coração foi captado em hospital de Canoas (RS) e transplantado em receptor na capital federal
Publicada em: 20/07/2016 12:44
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Evellyn Abelha

Uma tripulação do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, entre a noite da terça-feira (19/07) e a madrugada desta quarta-feira (20/07), o transporte de um coração para transplante no Distrito Federal (DF). A tripulação decolou da Base Aérea de Brasília (BABR) em uma aeronave Learjet por volta das 21h30 rumo a Canoas (RS), onde o órgão foi captado. A equipe médica e a tripulação retornaram para capital federal às 4h20 da manhã.

O coração foi levado para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) onde o receptor aguardava para o transplante. A operação, segundo o ICDF, durou cerca de cinco horas.

“Quando entrei para a FAB não sabia que poderia contribuir para salvar vidas, mas isso com certeza foi um dos fatores que me ajudaram a escolher a Aviação de Transporte e o 6º ETA como unidade aérea, por saber de sua elevada carga de cumprimento dessa nobre missão”, afirmou um dos pilotos da aeronave, Tenente Leandro Janducci Carrera.

O militar destacou ainda a importância de poder participar de missões como essa. “Ao transportar um órgão, estamos falando de salvar alguém e isso não tem preço. É realmente muito emocionante”, finalizou.