AJUDA HUMANITÁRIA

Esquadrão Pelicano transporta paciente do Pantanal para Campo Grande (MS)

O trabalhador rural de 22 anos caiu do cavalo e fraturou a clavícula
Publicada em: 06/07/2016 15:14
Imprimir
Fonte: Esquadrão Pelicano
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias

EVAM 2°/10° GAVO Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Campo Grande (MS), realizou nessa terça-feira (05/07) o transporte de um paciente para atendimento médico. O trabalhador rural Cleiton Oliveira dos Santos, de 22 anos, foi vítima de queda de cavalo na Fazenda São Paulino, que fica no Pantanal, a aproximadamente 210 km da capital sul-mato-grossense, e estava com suspeita de fratura na clavícula.

A Equipe de Alerta de Busca e Resgate (SAR, do inglês Search And Rescue) foi acionada por volta das 03h e, após feita mudança da configuração da aeronave com equipamentos de UTI aérea, decolou às 6:05h para a fazenda. Chegando ao local, o médico e o enfermeiro do esquadrão prestaram os primeiros atendimentos, estabilizaram e colocaram a vítima a bordo do helicóptero H-1H (Iroquois) para que fosse feita a evacuação até Campo Grande.

EVAM 2°/10° GAVA vítima foi entregue a uma equipe do Corpo de Bombeiros que aguardava no pátio de aeronaves da Base Aérea de Campo Grande (BACG) e conduzida até a Santa Casa da capital.

"A gente treina diariamente para que, quando haja alguma ocorrência desse tipo, possamos prestar o melhor serviço para a comunidade. Foi muito gratificante participar dessa missão porque o nosso trabalho ajudou o paciente que não teria como se deslocar já que o local era de difícil acesso", explicou o piloto da aeronave, Tenente Rodrigo Otávio Starling Tiradentes.