ENCONTRO

Escola de Especialistas recebe 1,5 mil militares reformados e da reserva

Evento foi realizado na sede da EEAR, em Guaratinguetá (SP)
Publicada em: 04/07/2016 16:35
Imprimir
Fonte: EEAR
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Flávio Nishimori

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), sediou  sexta-feira (01/07) o XV Encontro Nacional de Veteranos Especialistas, denominado “De Volta ao Berço”.  O evento, organizado anualmente, reuniu nesta 15ª edição mais de 1.500 veteranos, formados desde 1943, de vários estados brasileiros. Os militares aproveitaram o encontro para matar saudades da EEAR, de instrutores e companheiros de turmas.

A cerimônia militar, presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jayme Ferreira Junior, contou com a presença do Major-Brigadeiro do Ar Walacyr Cheriegate, ex-aluno 60/624 e 31º Comandante da EEAR, que integrou o grupamento de veteranos e desfilou ao som da Canção do Especialista.

“O evento representa, acima de tudo, a perenidade da Instituição”, afirmou o Comandante da EEAR.

Os veteranos foram recebidos por militares do efetivo e participaram de um “tour” pela Escola, observando as transformações ocorridas ao longo do tempo, tanto em relação à modernização dos prédios quanto em relação à própria formação do Especialista de Aeronáutica, como a criação de novas especialidades e a criação do Corpo Feminino (a partir de 1998). Na sequência, veteranos e familiares foram recepcionados pela Banda Sinfônica da EEAR em frente ao Prédio do Comando.

“É sempre emocionante e muito gratificante retornar a esta Escola”, disse o Tenente-Coronel Reformado Fernando Arahy Baptista, especialista da Turma 12/44, presença constante nos Encontros de Veteranos.

O Capitão da Reserva Décio Schettert voltou a cruzar os portões da EEAR depois de 40 anos. "Sinto-me orgulhoso, feliz e honrado por retornar a EEAR, onde fiz grandes amigos. Aqui estou para reviver esses grandes momentos. Na EEAR, fui talhado para servir à Pátria, honrá-la e dignificá-la, nunca esquecendo a formação humana que recebi. Participar da comemoração dos 40 anos de ingresso da 168ª Turma do Curso de Formação de Sargentos é um momento especial pois rememora as inesquecíveis experiências vividas com meus companheiros da Escola de Especialistas de Aeronáutica”, ressaltou. 

Na ocasião, foi homenageado o Capitão da Reserva Celso Molinari. O militar possui mais de 53 anos de serviço dedicados à Força Aérea Brasileira (FAB), sempre na Escola de Especialistas. Por suas qualidades, tornou-se digno de ser promovido ao Grau de Oficial da OMA (Ordem do Mérito Aeronáutico) neste ano. Foi agraciado, também, pela Câmara Municipal de Guaratinguetá com o título de “Cidadão Guaratinguetaense”.

Saiba mais sobre a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)