RIO 2016

Com 33 novos atletas de alto rendimento, FAB contabiliza 203 militares no programa

Entre as novas modalidades incorporadas estão ginástica artística, tiro com arco e natação
Publicada em: 01/07/2016 12:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves

 | Confederação Brasileira de GinásticaO Comando da Aeronáutica (COMAER) incorporou nesta sexta-feira (01/07) 34 novos sargentos no Programa de Atletas de Alto Rendimento. No total, a instituição apoia atualmente 203 atletas. Desse total, 32 já estão confirmados nos Jogos Olímpicos. Os atletas do programa são incorporados na graduação de Terceiro-Sargento, integrando o Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon). Os militares atletas representam a Força Aérea Brasileira (FAB) em torneios desportivos militares nacionais e internacionais.

De acordo com a unidade que coordena o programa dentro da FAB, a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), a expectativa é que mais quatro ou cinco vagas olímpicas sejam conquistadas por atletas da FAB. “Algumas modalidades ainda estão em fase de competição como o basquete feminino e o atletismo. Esperamos aumentar a nossa participação olímpica e principalmente conseguir uma medalha inédita”, afirma o Major de Infantaria Marcos Vinícius Pires Brant, Chefe da Seção de Alto Rendimento da CDA.

Nesta edição, o aviso de convocação selecionou atletas das seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, canoagem, ginástica artística, handebol, natação, paraquedismo, taekwondô, tiro com arco e vôlei de praia. Para ser selecionado, o atleta precisava ter o ensino médio completo e alto desempenho em uma das modalidades esportivas de interesse do COMAER. A seleção envolveu: inscrição; avaliação curricular; concentração inicial; inspeção de saúde inicial, concentração final e habilitação à incorporação.

 | Confederação Brasileira de GinásticaGinástica artística - Entre os novos atletas incorporados estão os expoentes da ginástica olímpica: Arthur Nabarrete Zanetti (argolas) e Arthur Nory Oyakawa Mariano (barra fixa). Zanetti foi o primeiro brasileiro a conquistar medalha olímpica na ginástica artística, nas Olimpíadas de Londres, em 2012, quando conquistou medalha de ouro na prova individual de argolas. Além disso, foi também campeão mundial nas argolas no ano de 2013, na Bélgica. Foi medalha de ouro nas argolas, na Copa do Mundo, realizada em São Paulo neste ano, confirmando seu favoritismo para as Olimpíadas do Rio.

“Para mim é uma honra integrar o programa de alto rendimento da Força Aérea Brasileira. É também um objetivo concluído. Estou feliz de fazer parte e representar o Brasil por outros modos”, afirmou o ginasta.

Arthur Nory, que também compete na ginástica artística representando o Brasil, já conquistou medalhas de prata na disputa individual geral na Copa do Mundo de Ginástica em 2015, na Escócia e na disputa individual de solo, na Copa do Mundo de 2013, em Doha, no Qatar. No último final de semana, garantiu o ouro na disputa de salto na Copa do Mundo de ginástica artística, em São Paulo.

Voleibol, tiro com arco e badminton – Vice-campeão do circuito mundial de vôlei de praia em 2015 e em 2013, Pedro Salgado Colletti Solberg, será o representante da FAB nos Jogos Olímpicos na modalidade voleibol de praia. Pedro iniciou sua carreira em 1995 praticando voleibol de quadra. Migrou para o vôlei de praia em 2002, seguindo os passos da mãe que também fez carreira na praia e de suas irmãs. “A classificação para os Jogos é apenas a primeira conquista. Estou com o foco voltado para os treinamentos, que não são fáceis, e feliz por estar representando a FAB nesse evento que é muito importante”, afirmou o atleta que está na Croácia se preparando para a Rio 2016.

No tiro com arco, Marcus Vinicius Carvalho Lopes D´Almeida, primeiro colocado no ranking brasileiro da Confederação Brasileira de Tiro com Arco em 2016, agora também é sargento da FAB. O atleta foi campeão individual e a terceira colocação por equipe no Campeonato Mundial Juvenil em Yankton (EUA). Nos Jogos Pan Americanos 2015, em Toronto (Canadá), foi o terceiro colocado por equipe e o sexto individual.

No badminton, a atleta Lohaynny Carolyne de Oliveira Vicente, atleta brasileira com melhor posição no ranking da Federação Mundial de Badminton, entrou para o time FAB. Neste ano, conquistou a medalha de ouro na categoria Dupla Mista no XX Campeonato Internacional no Peru. No último Pan Americano, conquistou a medalha de bronze para o Brasil.

Fotos da Confederação Brasileira de Ginástica