BUSCA E SALVAMENTO

Cerimônia na Base Aérea de Campo Grande celebra Aviação de Busca e Salvamento

Na ocasião, também foram inauguradas as novas instalações do Esquadrão Pelicano e um monumento em homenagem à Busca e Salvamento
Publicada em: 24/06/2016 13:56
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli

 | Sargento Batista/CECOMSAERA Base Aérea de Campo Grande (BACG) comemorou, nesta sexta-feira (24/06), o Dia da Aviação de Busca e Salvamento. Na unidade, está sediado o Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV), especializado em Busca e Salvamento, e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), que, entre outras atribuições, também se dedica à missão.

O Tenente-Coronel Daniel Cavalcanti de Mendonça, Comandante da Base, relembrou a origem da data: a missão de Busca e Salvamento da aeronave C-47 FAB 2068, que caiu em 1967, a maior já realiza
da pela FAB, com mais de mil horas de voo. “O que nos move é o sentimento de abnegação de estarmos prontos 24 horas por dia, sete dias na semana, para que outras pessoas possam viver e para que possamos fazer a diferença no mundo”, afirma.

 | Sargento Batista/CECOMSAERAlém da formatura militar, a data marcou a inauguração das novas instalações prediais do Esquadrão Pelicano, onde passa a funcionar a parte administrativa e de comando. Um novo monumento em homenagem à Aviação de Busca e Salvamento também foi inaugurado: um helicóptero SH-1D foi colocado ao lado da aeronave de transporte Búfalo – primeiro avião a ser operado na BACG.

A solenidade foi conduzida pelo Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, que já foi Comandante do Esquadrão Pelicano, entre 1981 e 1982 e, todos os anos acompanh
a a formatura. “A Aviação de Busca e Salvamento é muito importante porque está presente nos momentos mais críticos da vida dos brasileiros, trazendo esperança aos cidadãos que estão em situações de emergência, doentes, feridos e desaparecidos”, disse o oficial-general. O Comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, também participou da cerimônia.

 | Sargento Batista/CECOMSAERConheça mais sobre a história, esquadrões, aeronaves, depoimentos emocionantes de militares que atuam nesse tipo de missão e pessoas resgatadas pela FAB na reportagem multimídia especial sobre a Aviação de Busca e Salvamento da FAB.

KC-390 - O Tenente-Brigadeiro William aproveitou a oportunidade para conhecer o futuro cargueiro da Força Aérea Brasileira que está em Campo Grande para uma das fases da campanha de congelamento aerodinâmico da aeronave. Nesta semana, o KC-390 realizou, com sucesso, o primeiro lançamento de paraquedistas e, nos próximos dias, haverá lançamento de cargas.